Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Quarta-feira, 27 de janeiro de 2010 às 18:46

ZPE de Suape: ajudando o Brasil a exportar

Jaboatão dos Guararapes, município situado na região metropolitana do Recife, vai se transformar num pólo exportação de tecnologia de ponta. O município abrigará, num terreno de 500 hectares, uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O decreto foi assinado nesta quarta-feira (27/1) pelo presidente Lula e a expectativa é o início imediato das obras de infraestrutura por parte do governo pernambucano.

Para o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB) a zona de exportação é parte de um esforço conjunto das autoridades municipal, estadual e federal.

Confira a entrevista do prefeito concedida ao Blog do Planalto:

Quando estiver operando a primeira etapa, já em janeiro de 2011, o empreendimento ofertará três mil empregos diretos. Cerca de 80% da produção de eletroeletrônicos, produtos farmacêuticos e tecnologia da informação seguirão para o mercado externo. Os 20% restantes podem ser comercializados no mercado local conforme legislação que rege as ZPEs.

As ZPEs caracterizam-se como áreas de livre comércio internacional, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializadas com o exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. Suas finalidades são: atrair investimentos estrangeiros; reduzir desequilíbrios regionais; fortalecer o balanço de pagamentos; promover a difusão tecnológica; criar empregos; promover o desenvolvimento econômico e social do país; aumentar a competitividade das exportações brasileiras.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os setores de alimentos, frutas processadas, confecções, produtos químicos, material elétrico e bebidas são apontados como os principais interessados em se instalar na área. Considera-se, ainda, que a estrutura do porto de Suape atrairá os setores de petróleo e gás, tecnologia, indústria naval e um pólo farmoquímico para a área.

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Portal da Copa

Portal da Copa

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-