Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Sábado, 13 de fevereiro de 2016 às 14:54

Zika Vírus não compromete a realização das Olimpíadas, afirma Dilma

Selo ZikaA presidenta Dilma Rousseff afirmou neste sábado (13) que o grande número de casos de zika vírus no País, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, não compromete os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto deste ano. A declaração foi feita durante visita da presidenta à comunidade Zeppelin, no bairro de Santa Cruz (RJ), como parte do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero.

“Nós conseguiremos, até as Olimpíadas, ter um sucesso bastante considerável nesse extermínio dos mosquitos. Essa é uma obrigação do prefeito, do governador e minha. É mais que uma obrigação, é um dever. Agora, nós também apelamos para a consciência de cada um dos cariocas, homens, mulheres e crianças para que nos ajudem nessa função”.

A presidenta afirmou que a capital carioca é uma das cidades prioritárias no combate ao mosquito em razão dos jogos. “No Rio de Janeiro estamos fazendo uma ação dirigida. (..) Somos o regimento de vanguarda, mas precisamos de todos os participantes”.

Dilma visitou várias residências da comunidade Zeppelin, no bairro de Santa Cruz (RJ) para orientar e mobilizar os brasileiros a combater o mosquito que transmite o zika vírus. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma visitou várias residências da comunidade Zeppelin, no bairro de Santa Cruz (RJ) para orientar e mobilizar os brasileiros a combater o mosquito que transmite o zika vírus. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma ressaltou que, apesar dos Jogos, o importante é a saúde das mulheres grávidas e das crianças. “Isso não é um compromisso nosso com alguém do exterior. É um compromisso nosso conosco mesmo”. A presidenta disse estar confiante de que o Brasil vai vencer a guerra contra o zika vírus, assim como venceu a febre amarela no passado. “Nós ganhamos a guerra contra a febre amarela. Vamos lembrar de que nós ganhamos, e é o mesmo mosquito. Nós vamos ganhar essa guerra contra o zika vírus”.

Saneamento Básico
Dilma citou o investimento em saneamento básico como uma das ações para combater o mosquito. Segundo a presidenta, quando ela chegou ao governo, o investimento em saneamento era em torno de R$ 2,5 bilhões anuais. Agora, esse valor chega a R$ 20,5 bilhões por ano.

“Nós estamos correndo atrás de décadas de abandono da questão do saneamento. Eu também reconheço a ação do governo do estado e da prefeitura. Nós temos orgulho de termos lutado contra isso, de ter feito saneamento”.

Zika Zero
O Dia Nacional de Mobilização Zika Zero está sendo realizado, simultaneamente, em 356 municípios brasileiros, atingindo três milhões de residências. Segundo a presidenta, a campanha vai continuar ao longo do mês. “Nós vamos, inclusive, fazer também uma campanha específica para colégios, para atingir as crianças e os jovens”.

A ação tem o apoio 220 mil militares. Além das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), prefeitos, governadores e ministros, a operação conta com aproximadamente 46 mil agentes de combate às endemias e 266 mil agentes comunitários de saúde.

Imprima:Imprimir

Posts Relacionados

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-