Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Quinta-feira, 21 de janeiro de 2016 às 12:05

Via Mangue encurta deslocamentos, desafoga trânsito e incentiva uso da bicicleta

A entrega da pista leste da Via Mangue nesta quinta-feira (21) na capital pernambucana é um marco na mobilidade urbana da região de toda a região metropolitana. Com a conclusão da obra, que já teve parte entregue na Copa do Mundo, cerca de 55 mil veículos devem circular na nova via expressa por dia, segundo estimativas da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

Com a conclusão da obra, que já teve parte entregue na Copa do Mundo, cerca de 55 mil veículos devem circular na nova via expressa por dia.

Com a conclusão da obra, que já teve parte entregue na Copa do Mundo, cerca de 55 mil veículos devem circular na nova via expressa por dia.

Além de desafogar o trânsito na região sul da cidade e da região metropolitana, cria também um corredores exclusivos para o tráfego de ônibus, favorecendo o transporte coletivo. Uma ciclovia e uma calçada com o trajeto iluminado também fazem parte da obra.

Roberto Bezerra, taxista, comemora a melhoria no trânsito. “Vai facilitar muito, vamos ver quando começar [as aulas nos] colégios. Depois que fizer essa faixa azul (exclusiva para ônibus) na av. Conselheiro Aguiar vai melhorar muito. O pessoal que mora em Piedade e Candeias vai pegar logo a Via Mangue. E aqui a orla, para nós que trabalhamos com táxi… e para as pessoas que levam as crianças para o colégio vai facilitar muito. Para mim vai ser ótimo.

Iranildo dos Reis, também vai ganhar muito tempo em seus deslocamentos diários. Técnico em telecomunicações, ele vai passar pela Via Mangue várias vezes por dia.

“A via veio facilitar o trabalho do dia a dia porque ela agiliza nosso percurso. Economizo cerca de 30 minutos em cada viagem que faço. Todos os dias faço três, quatro viagens… indo e voltando. Então eu economizo 2h, 2h30 por dia evitando trânsito e semáforo, facilita bastante minha vida.”

Outros que também estão comemorando são os ciclistas. Este é o caso do estudante e instrutor de academia de ginástica Paulo Berenguer Filho. Ele já começou a usar a ciclovia para ir ao trabalho.

“Uso a ciclovia todos os dias para ir trabalhar de manhã. Facilitou muito porque eu utilizava a avenida ou a ciclovia da praia, demorava muito para chegar ao trabalho e tinha que acordar bem cedo. Agora facilitou muito, reduziu esse tempo quase à metade e está mais seguro. Dou aula nas academias de Boa Viagem e uso a ciclovia como meio de transporte e para manter a saúde também.”

Também ciclista, Fernando Lopes da Silva conta que está chegando mais rápido todo dia ao seu destino. “Estou adorando a ciclovia, é muito bom. A gente se desloca bem de um lado para o outro, estou adorando. Melhorou tudo, ficou mais curto o caminho, a gente chega mais rápido aonde a gente quer. A segurança para o ciclista ficou boa porque ele fica separado do tráfego. A passagem de pedestre também está muito boa.”

Trabalhadores
Quem trabalhou na obra também ficou feliz. Primeiro por estarem no mercado de trabalho, e também por contribuírem diretamente com um empreendimento que melhora a mobilidade no Recife. Este é o caso de Severino da Silva, que atuou como operador e mestre de obras. Enquanto dava retoques finais na pista leste, falou com orgulho do trabalho desempenhado.

“Aqui foi muito bom, gerou emprego. Essa via foi muito boa para nós trabalharmos, trabalhamos satisfeitos. Para mim é uma grande honra ver o Recife ter uma via dessas tão boa que vai ajudar muitos a chegar mais cedo em casa.”

Fábio José, que atuou como auxiliar técnico no empreendimento diz que teve muitos colegas trabalhando lado a lado. “A gente já teve um efetivo bem pesado aqui, gerou bastante empregos. E o objetivo da infraestrutura é ajudar cada vez mais as pessoas e com essa pista liberada muita gente vai ser beneficiada.”

E o operador Marcos Mendonça da Silva já vislumbra a população sendo beneficiada. “Estamos em final de obra já, está para entregar já. A oportunidade de emprego foi boa para mim. A Via Mangue para as pessoas que moram aqui ao redor. O pessoal já está circulando na ciclovia, está muito bom. E para quem passa aqui de ônibus não vai ter engarrafamento, aqueles trechos que estavam dificultando muito para os trabalhadores aí. Foi uma grande obra para a melhoria dos bairros de Boa Viagem e Pina.”

Imprima:Imprimir

Posts Relacionados

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-