Segunda-feira, 7 de setembro de 2015 às 9:32
Setecentos estudantes participam do desfile do 7 de setembro
Quando a presidenta Dilma Rousseff abrir as comemorações do 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, revistar às tropas e seguir para a tribuna de honra, 700 estudantes de escolas públicas e privadas do Distrito Federal vão estar a postos ansiosos para participar do desfile. Os jovens entre 11 e 18 anos se voluntariaram para comemorar a data e demonstrar seu patriotismo.
O pelotão que traz a bandeira brasileira, dos Estados e do Distrito Federal será representado por 46 alunos do Centro Educacional 619 de Samambaia.
À frente, com a bandeira do Brasil, vai estar Mateus Silva, 18 anos, que desfila pelo quarto ano consecutivo. “Para mim é uma honra representar meu país”, comenta. Segundo ele, ao participar dos desfiles, ele realiza um sonho de infância. “Quando eu era pequeno sempre participei dos desfiles. Naquele época, sonhava fazer parte disso um dia. Achava muito bonito o pessoal passando com as bandeiras, fardados”, completa.

Alunos do Centro Educacional 619 de Samambaia formam o pelotão da bandeira. Foto: RafaB/Blog do Planalto
O estudante Haryell Guimarães, 17 anos, diz que é um orgulho participar das comemorações da data cívica mais importante do país. “É a comemoração da nossa independência. Momento muito importante para a história do nosso Brasil, que é o momento que a gente se libertou e está sendo independente, fazendo nossas próprias escolhas sem estar no comando de outras nações. É uma honra fazer parte disso”, enfatiza.
Neste ano, a Secretaria de Educação (SEDF) homenageia, por meio de músicas regionais, os pioneiros de Brasília. Em sua maioria vindos dos estados do Norte e Nordeste, eles concretizaram o sonho de trazer para o coração do cerrado a capital do Brasil.
O desfile escolar conta ainda com coreografias de ritmos nordestinos como o baião e o frevo, além do carimbó, dança de roda do litoral do Pará que teve origem com as danças indígenas.
Também haverá apresentação da banda musical da SEDF. O grupo, composto por estudantes de escolas públicas do Guará, Santa Maria, Planaltina e Gama, apresentam-se sob o comando dos maestros Adailton, Priscila, Israel e Marcos.
A banda trabalha para promover a cultura musical, além de desenvolver a prática e o prazer pela aprendizagem. A proposta é também estimular o espírito patriótico por meio do resgate das nossas tradições cívicas.
Posts Relacionados
- Na volta ao 7 de setembro, Esquadrilha da Fumaça reforça nos céus mensagem de Dilma a brasileiros
- “Hoje mais do que nunca, somos todos Brasil. Devemos estar acima das diferenças menores”
- Desfile de 7 de setembro celebra 193 anos da Independência do Brasil
- Dilma divulga mensagem para celebrar o Dia da Independência do Brasil
- Ministro defende espírito democrático do 7 de Setembro
Respostas em blog
Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?











