Segunda-feira, 7 de setembro de 2015 às 9:19
A um ano dos jogos, atletas paralímpicos desfilam no 7 de setembro
As comemorações do Dia da Independência do Brasil neste domingo (7), quando a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, vira palco do desfile cívico-militar, também marcam a contagem regressiva de um ano para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Para homenagear os brasileiros que vão representar o País ano que vem, três paratletas vão, durante o desfile, conduzir o Fogo Simbólico da Pátria até a presidenta Dilma Rousseff, acompanhados da Guarda de Honra.
Os paratletas que vão participar do desfile são Adriele de Moraes, medalha de ouro no Salto em Distância nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto deste ano; Aniceto Antônio dos Santos, 4º lugar nos 1.500 metros para atletas com baixa visão na mesma competição; e Ariosvaldo Fernandes da Silva, vencedor de duas medalhas de prata em provas de velocidade para cadeirantes, também no Parapan.
Criado em 1937, o Fogo Simbólico da Pátria é mantido na Pira da Pátria, na Praça dos Três Poderes, e representa o patriotismo brasileiro. Segundo Ariosvaldo, mais conhecido como Parré, é uma felicidade enorme poder participar de um momento tão grandioso. “Fico feliz em ter sido escolhido porque o Brasil todo vai estar vendo e isso traz uma visibilidade ótima para o esporte paralímpico. É a segunda vez que eu desfilo, mas na outra vez não foi com tanto destaque”.
Sobre a contagem regressiva para o início das competições no Rio de Janeiro, Parré conta que a reta final de preparação traz uma ansiedade e a motivação necessária para representar bem o Brasil nos Jogos.
“Esse ano que falta será um ano de muito cuidado com o treinamento para todo mundo chegar bem nas Paralimpíadas. Será um evento muito especial, por isso vamos treinar e estar focados para a competição. Estar envolvido nos jogos Rio 2016 vai ser um momento ímpar. Vamos dar o nosso melhor, independente de medalha”.
Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 acontecerão entre os dias 7 e 18 de setembro de 2016. Estarão presentes cerca de 4.350 atletas, de mais de 170 países, competindo em 22 esportes.
Posts Relacionados
- Na volta ao 7 de setembro, Esquadrilha da Fumaça reforça nos céus mensagem de Dilma a brasileiros
- “Hoje mais do que nunca, somos todos Brasil. Devemos estar acima das diferenças menores”
- Desfile de 7 de setembro celebra 193 anos da Independência do Brasil
- Dilma divulga mensagem para celebrar o Dia da Independência do Brasil
- Ministro defende espírito democrático do 7 de Setembro
Respostas em blog
Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?











