Portal do Governo Brasileiro

Sábado, 8 de maio de 2010 às 14:33

Serra Pelada entra num novo ciclo do ouro

O garimpo de Serra Pelada, no sul do Pará, será retomado numa área de 100 hectares nas proximidades do município de Curionópolis, conforme previsto na portaria assinada pelo ministro de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, na sexta-feira (7/5). O Blog do Planalto esteve na cidade e conversou com representantes do governo local, dos garimpeiros e do governo federal, que explicaram a importância da retomada do garimpo para a população e a economia local.

O vice-presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), José Sobrinho, comemorou a assinatura da portaria, afirmando que era uma antiga reivindicação dos garimpeiros e uma promessa do presidente Lula.

O diretor geral adjunto do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), João Cesar de Freitas Pinheiro, que também passou por Curionópolis, disse que o grupo Colossus investirá US$ 57,096 milhões no empreendimento. O ouro a ser retirado requer uma operação mecanizada, com equipamentos mais modernos. Mesmo assim, conforme explicou, o valor presente da jazida é de R$ 170,6 milhões.

Para Curionópolis, a reabertura do garimpo de Serra Pelada significa injetar mais recursos na economia local. Assim avaliou o prefeito Wenderson Azevedo Chamon.

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Tweets

Portal da Copa

Portal da Copa

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-