Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Quarta-feira, 1 de setembro de 2010 às 9:31

Rolls-Royce presidencial é um dos destaques do desfile de 7 de setembro

O Rolls-Royce Silver Wraith da Presidência da República. Foto: Thiago Melo.

Especial 7 de Setembro

O Rolls Royce Silver Wraith, uma relíquia de 1953, é presença obrigatória nos desfiles do dia 7 de setembro. Também usado nas posses de presidentes e algumas visitas de Estado, o carro é um dos destaques das comemorações do Dia da Independência desde Getúlio Vargas.

Durante muitos anos acreditou-se que o Rolls Royce conversível da Presidência da República teria sido um presente da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, ou de um grupo de empresários cafeeiros.

Conheça o Rolls Royce presidencial

O carro é motivo de orgulho para Areolino Moreira de Castro, responsável pela manutenção do veículo há 20 anos. Para ele, a “lenda do Rolls Royce presidencial” serviu para aumentar o encanto em torno do automóvel. “Foi apurado que o modelo foi comprado por Getúlio Vargas, mas há quem diga que existem documentos que comprovam que ele foi adquirido por um grupo de cerca de dez empresários do ramo do café que presentaram Vargas. A verdade talvez não se comprove nunca”, brinca. Castro se orgulha em dizer que o Rolls Royce é totalmente original e que o motor nunca precisou ser trocado.

O Rolls Royce foi utilizado pela primeira vez em cerimônia pública no dia 1° de maio de 1953, pelo presidente Getúlio Vargas, durante as festividades do Dia do Trabalho, em Volta Redonda (RJ). No mesmo ano, o presidente peruano, general Manoel Odria, usou o veículo durante sua visita ao Brasil. Depois dele, andaram também no carro o presidente francês Charles de Gaulle e a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, entre outros chefes de Estado.

Para quem quiser conhecer o Rolls Royce presidencial, no primeiro domingo de cada mês o automóvel fica exposto à visitação pública das 9 às 15 horas, em frente ao Palácio do Planalto.

[imagebrowser id=101]

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-