Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Quarta-feira, 9 de março de 2016 às 22:48

Representantes do Conselho dos Direitos da Mulher falam sobre lutas e conquistas

A presidenta Dilma Rousseff se reuniu, nesta quarta-feira (9), com representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher no Palácio do Planalto. Na ocasião, as mulheres falaram sobre os avanços da participação feminina nas atividades políticas, econômicas e culturais do País.

“Sou trabalhadora doméstica desde os 12 anos. Tenho lutado para mudar a nossa história, naquele artigo 7º da Constituição, que rezou que eram assegurados a todos os trabalhadores os direitos tais e tais, exceto aos trabalhadores domésticos. Mas essa discriminação só fez fortalecer a nossa luta. Hoje somos considerados trabalhadores, com os mesmos direitos, igual aos outros trabalhadores”, afirmou Sueli Maria de Fátima Santos, integrante do conselho.

“A gente fortalece a conquista com capacidade, com profissionalismo e com conscientização”, acrescentou.

Já Justina Cima, trabalhadora rural, contou que sempre atuou como uma das organizadoras do Movimento de Mulheres Camponesas, “esse movimento que contribuiu em todo o processo de garantir, na Constituição, o direito das trabalhadoras rurais, como seguradas especiais”.

Justina comemorou as oportunidades que teve de avançar na educação, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), do Seja e, depois, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Consegui dar passos importantes para poder chegar agora, aos meus 60 anos, a concluir o meu curso de ensino superior em Pedagogia, que era meu sonho conseguir fazer esse curso”, disse.

Imprima:Imprimir

Posts Relacionados

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-