Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Quarta-feira, 27 de janeiro de 2016 às 22:02

‘Que os horrores jamais se repitam’, diz mensagem de Dilma no Dia do Holocausto

Em mensagem lida nesta quarta-feira pelo ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, a presidenta Dilma Rousseff lembrou o Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto e afirmou que manter viva a memória do Holocausto serve como alertas às gerações do presente e do futuro para o abismo moral causados pelo preconceito e pela intolerância.

Ministro Jaques Wagner lê mensagem de Dilma. Foto: Eduardo Aiache/Casa Civil PR

Ministro Jaques Wagner. Foto: Eduardo Aiache/Casa Civil PR

“Unimo-nos na determinação de fazer com que os horrores do Holocausto jamais sejam esquecidos, jamais se repitam”, anotou, na mensagem.

Wagner representava a presidenta em solenidade realizada pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) e pela Associação Cultural Israelita de Brasília (Acib) na sede da OAB-DF. Durante a cerimônia, foi prestada homenagem aos 6 milhões de vítimas do Holocausto.

Leia a mensagem na íntegra:

O Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto traz a todos nós a lembrança de uma das passagens mais aterradoras da história mundial. Neste 27 de janeiro, unimos nossos corações aos de todos aqueles que tiveram entes queridos submetidos à barbárie do SHOAH. Unimo-nos na determinação de fazer com que os horrores do Holocausto jamais sejam esquecidos, jamais se repitam.

Ao mantermos viva a memória do Holocausto, alertamos as gerações do presente e do futuro para o abismo moral em que nos precipitamos quando o preconceito torna-se a norma e a intolerância a prática. Mais importante, incentivamos o fortalecimento do compromisso com a difusão da solidariedade, harmonia e fraternidade entre todas as mulheres e todos os homens do mundo.

Nós, brasileiros, somos um povo marcado pela miscigenação e pela união de diferentes credos, hábitos e culturas. Sempre nos orgulhamos de sermos reconhecidos como acolhedores e tolerantes. Precisamos continuar promovendo estas características, mantendo-nos sempre vigilantes contra discursos de ódio, e engajados no combate à intolerância e a todo e qualquer tipo de discriminação.

Neste Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto, saúdo todos os defensores da universalidade dos direitos humanos. Temos todos a tarefa de reafirmar cotidianamente o valor da convivência pacífica entre os povos.

Shalom.

Imprima:Imprimir

Posts Relacionados

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-