Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Quarta-feira, 9 de março de 2016 às 21:20

Pronatec pode ser pista de decolagem para jovens alçarem grandes voos, diz campeão do WorldSkills

Dilma com medalhistas

Carlos Rubens Teixeira Júnior e Leonardo Fonseca Rodrigues com a presidenta Dilma: para eles, Pronatec foi a grande oportunidade de descobrirem suas verdadeiras vocações.Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Dois jovens brasileiros encantaram a plateia que acompanhava a cerimônia de anúncio da nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nesta quarta-feira (9). Ganhadores do título de “Melhores do Mundo” na principal competição internacional de ensino técnico, a WorldSkills, Leonardo Rodrigues e Carlos Rubens Teixeira Júnior, ambos de 21 anos, consideram que o Pronatec foi a grande oportunidade de descobrirem suas verdadeiras vocações.

“Quero dizer para os jovens que eles são capazes e que é possível chegar onde eles sonham. Muitas vezes temos um sonho, só que muita gente vem para por areia nesse sonho. E o Pronatec pode ser a pista de decolagem para esses jovens alçarem grandes voos, assim como eu estou decolando.”, disse o carioca Leonardo Teixeira, bolsista do Pronatec e campeão mundial em joalheira e modelagem de joias.

Teixeira já tem o seu próprio ateliê e sonha em levar sua marca para o mundo. Nesta quarta-feira (9), ele realizou outro sonho: o de presentear a presidenta Dilma Rousseff com uma joia feita por ele. Para criar o adorno, ele se inspirou nas estrelas do Cruzeiro do Sul, representados no brasão da república.

“Quando soube que viria aqui, eu pensei: eu vou levar algo para a presidenta, eu tenho que honrá-la porque eu estaria na casa dela. Esse colar traduz a presença da presidenta e a sua força, como mulher presidenta que é”, destacou.

Filho de uma vendedora e de um mecânico industrial, o mineiro Carlos Rubens conta que a paixão pela área de instalações elétricas prediais, que o consagrou campeão mundial, surgiu durante o curso profissionalizante realizado pelo Senai, no âmbito do Pronatec.           

“A educação profissional pode abrir grandes portas na nossa vida. Assim como eu fiz o curso de aprendizagem do Pronatec e tive a oportunidade de ter uma visão sobre a profissão que eu escolhi, vi que era realmente eu gostava e tive a oportunidade de seguir em frente com isso. Creio que todo brasileiro deveria passar pela formação profissional”. Leonardo atualmente é instrutor de formação profissional do Senai e estuda Engenharia Elétrica”.

Imprima:Imprimir

Posts Relacionados

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-