Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Segunda-feira, 25 de janeiro de 2016 às 21:27

Presidenta Dilma se reúne com mineradoras para definir acordo pela reparação do Rio Doce

Dilma reunião com mineradoras

Presença de representantes de mineradoras na reunião com presidenta Dilma reafirma compromisso das empresas com efetivação de uma solução para a recuperação tanto sócio-econômica quanto ambiental da bacia do Rio Doce. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff realizou nesta segunda-feira (25), em Brasília, uma reunião com os presidentes da Vale, Murilo Fereira, e da BHP Biliton, Dean Dalla Valle, controladoras da empresa Samarco, a fim de acertar detalhes do acordo para atender a população e recuperar o Rio Doce, na região atingida por uma enxurrada de lama, após o rompimento de duas barragens em Mariana (MG), em novembro do ano passado.

Durante o encontro, foi discutida a estruturação do fundo que vai gerenciar os recursos, de cerca de R$ 20 bilhões, a serem investidos em ações de recuperação ambientais e sócio-econômicas. Participaram também da reunião o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung; e o procurador-geral do estado, Rodrigo Rabello; além do advogado-geral de Minas Gerais, Onofre Batista, e dos ministros Jaques Wagner (Casa Civil); Luis Inácio Adams (Advocacia-Geral da União); Izabella Teixeira (Meio Ambiente); e Eduardo Braga (Minas e Energia).

Segundo Adams, a reunião com a presença dos representantes das mineradoras “reafirma o compromisso das empresas com a efetivação de uma solução que representa uma recuperação [da região afetada pelo acidente] tanto sócio-econômica quanto ambiental para o enfrentamento da tragédia na bacia do Rio Doce”. A expectativa do governo é de que um acordo final com as empresas seja fechado até o início de fevereiro.

Na última semana, na quinta-feira (21), o advogado-geral da União informou, após a primeira reunião com a presidenta Dilma, que haviam sido apresentados 38 programas (19 socioambientais e 19 socioeconômicos) para revitalizar a região do Rio Doce.

Imprima:Imprimir

Posts Relacionados

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-