Portal do Governo Brasileiro

Segunda-feira, 5 de março de 2012 às 10:47

Presidenta Dilma reitera preocupação com “política monetária expansionista” dos países em crise

Em Hannover, presidenta Dilma defendeu a expansão do investimento nos países em crise. Segundo ela, políticas monetárias expansionistas produzem efeitos "nocivos" sobre os mercados emergentes. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

No encontro que terá ainda hoje (5) com a chanceler alemã Angela Merkel, a presidenta Dilma Rousseff deverá reiterar sua preocupação com a política monetária considerada expansionista adotada pelos países da União Europeia para conter os impactos da crise. Em entrevista coletiva concedida em Hannover, a presidenta reafirmou o efeito “nocivo” dessas políticas sobre as economias emergentes.

“Eu acho que uma coisa importante é que os países desenvolvidos não só façam políticas expansionistas monetárias, mas façam políticas de expansão do investimento. Porque o investimento não só melhora a demanda interna, mas abre também a demanda externa para os nossos produtos.”

Segundo ela, “a massa monetária” produzida pela política monetária dos países em crise produz “bolha” e “especulação”. E alertou que o Brasil tomará as medidas necessárias para proteger sua economia.

“Eu reconheço que é um mecanismo de defesa, mas você ganha tempo só. O que o Brasil quer mostrar é que está em andamento uma forma concorrencial de proteção de mercado que é o câmbio, uma forma artificial de proteção do mercado. Somos uma economia soberana. Tomaremos todas as medidas para nos proteger.”

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Portal da Copa

Portal da Copa

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-