Sexta-feira, 14 de novembro de 2014 às 23:55
Presidenta Dilma discute contexto econômico com líderes do Brics

Presidenta Dilma Rousseff durante reunião dos Chefes de Estado do Brics. (Brisbane – Austrália, 15/11/2014) Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.
Em encontro com chefes de Estado dos Brics (Índia, China, África do Sul, Rússia e Brasil), a presidenta Dilma Rousseff defendeu que os países do grupo trabalhem para fortalecer o Banco de Desenvolvimento dos Brics e o Acordo Contingente de Reservas e pediu que se concentrem em fortalecer seus mercados internos, no esforço de recompor suas economias.
“É preciso que os países avançados recomponham sua demanda interna aos níveis pré-crise, ao invés de tentar resolver seus problemas com o aumento de suas exportações. Essa situação provocou um déficit de transações correntes no Brasil de 3,7% do PIB”, reforçou Dilma, antes da abertura oficial da Cúpula do G20. O encontro aconteceu na manhã de sábado em Brisbane (20h30 de sexta-feira, no horário de Brasília).
Na reunião, Dilma lembrou das principais iniciativas do bloco, definidas no encontro realizado em Fortaleza no mês de julho.
“Em meio às dificuldades da conjuntura internacional, foi fundamental que, em nosso último encontro, no Brasil, tivéssemos, aprovado a criação de dois importantes instrumentos – o Banco de Desenvolvimento dos Brics e o Acordo Contingente de Reservas, para potencializar nossa atuação econômica e financeira”, frisou a presidenta.
Para a presidenta, a partir de agora será papel do grupo dar continuidade nas ações voltadas à consolidação desses mecanismos.
Posts Relacionados
- Dilma: “carrego a força dos que se tornaram protagonistas dos seus direitos em 13 anos”
- Dilma participa da abertura da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- Governo federal vai investir R$ 2,6 bilhões no setor portuário
- Para proteger direitos, OEA vai consultar Corte de Direitos Humanos sobre impeachment de Dilma
- “Os que pretendem governar o Brasil são os mesmos que foram contra o ProUni e as cotas”
Respostas em blog
Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?












