Quarta-feira, 15 de outubro de 2014 às 17:19
Operação Brasil Integrado transfere 11 presos para presídio federal

“Estamos atacando as ações criminosas, desde as atividades cotidianas, organização e fornecimento financeiro”, explicou Cardozo durante a coletiva. Foto: Elza Fiuza /Agência Brasil.
Nesta quarta-feira (15), o Ministério da Justiça anunciou a conclusão da transferência de 11 presos de quatro estados para um presídio federal. A iniciativa faz parte da Operação Brasil Integrado, lançada neste segundo semestre com o objetivo de combater a violência e reduzir o crime organizado no País.
De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, os 11 presos transferidos hoje para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) são acusados de assaltos a bancos e têm ligação com organizações criminosas. A preocupação do governo, de acordo com Cardozo, é impedir que as organizações se mobilizem para atuar em novos esquemas ilícitos: “Organizações criminosas tendem a buscar outros caminhos, pois elas não podem viver sem recursos”.
A primeira ação desenvolvida pelo Brasil Integrado ocorreu no mês de setembro e mobilizou um efetivo de 9,6 mil profissionais, entre agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Exército. Durante os três dias da operação, o Brasil Integrado – Ação Nordeste realizou 72.493 abordagens e 1.014 barreiras policiais. Houve apreensão de 5,2 toneladas de explosivos, 1.405 munições, 112 armas de fogo e 1.166 veículos de transporte, incluindo um avião.
Centros de Comando e Controle
O modelo de segurança adotado durante a Copa do Mundo credenciou a região Nordeste a receber o projeto piloto do Brasil Integrado, com seus quatro Centros Integrados de Comando e Controle regionais (CICCR).
Além do uso padrão dos CICCR, a Operação prevê normativas comuns, acordos de cooperação, oficinas temáticas e alinhamento de estratégias e ações. O governo federal pretende ampliar o Brasil Integrado, alcançando todas as regiões do país, fortalecendo o controle das divisas interestaduais e intermunicipais.
Fonte: Portal Brasil.
Posts Relacionados
- Câmara acata pedido da AGU e anula sessão do impeachment
- Decisão do STF comprova que impeachment foi conduzido sob desvio de poder, diz Cardozo
- Vícios trazidos da Câmara tornam processo de impeachment nulo, diz Cardozo no Senado
- Impeachment tira o voto do povo e o coloca na periferia da história, diz Cardozo
- AGU entra com ação no STF contra rito do impeachment na Câmara
Respostas em blog
Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?











