Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Quarta-feira, 15 de outubro de 2014 às 17:19

Operação Brasil Integrado transfere 11 presos para presídio federal

cardozo_operacao_brasil_integrado

“Estamos atacando as ações criminosas, desde as atividades cotidianas, organização e fornecimento financeiro”, explicou Cardozo durante a coletiva. Foto: Elza Fiuza /Agência Brasil.

Nesta quarta-feira (15), o Ministério da Justiça anunciou a conclusão da transferência de 11 presos de quatro estados para um presídio federal. A iniciativa faz parte da Operação Brasil Integrado, lançada neste segundo semestre com o objetivo de combater a violência e reduzir o crime organizado no País.

De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, os 11 presos transferidos hoje para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) são acusados de assaltos a bancos e têm ligação com organizações criminosas. A preocupação do governo, de acordo com Cardozo, é impedir que as organizações se mobilizem para atuar em novos esquemas ilícitos: “Organizações criminosas tendem a buscar outros caminhos, pois elas não podem viver sem recursos”.

A primeira ação desenvolvida pelo Brasil Integrado ocorreu no mês de setembro e mobilizou um efetivo de 9,6 mil profissionais, entre agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Exército. Durante os três dias da operação, o Brasil Integrado – Ação Nordeste realizou 72.493 abordagens e 1.014 barreiras policiais. Houve apreensão de 5,2 toneladas de explosivos, 1.405 munições, 112 armas de fogo e 1.166 veículos de transporte, incluindo um avião.

Centros de Comando e Controle
O modelo de segurança adotado durante a Copa do Mundo credenciou a região Nordeste a receber o projeto piloto do Brasil Integrado, com seus quatro Centros Integrados de Comando e Controle regionais (CICCR).

Além do uso padrão dos CICCR, a Operação prevê normativas comuns, acordos de cooperação, oficinas temáticas e alinhamento de estratégias e ações. O governo federal pretende ampliar o Brasil Integrado, alcançando todas as regiões do país, fortalecendo o controle das divisas interestaduais e intermunicipais.

Fonte: Portal Brasil.

Imprima:Imprimir

Posts Relacionados

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-