Portal do Governo Brasileiro

Quarta-feira, 31 de julho de 2013 às 11:30

O Brasil impressiona pelos avanços no enfrentamento à desigualdade, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff comentou, em cerimônia nesta quarta-feira (31), em São Paulo, os números do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal , elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e que mede o nível de desenvolvimento humano de determinada região. Ela destacou que o número de municípios brasileiros com IDH alto ou médio saltou de 1%, em 1991, para 74%, em 2010.

» Municípios brasileiros avançam em saúde, educação e renda (veja matéria no Portal Brasil)

“O Brasil, descrito por esse índice, impressiona pelos avanços que nós obtivemos no enfrentamento à desigualdade. Eu vou me referir a esse índice, em primeiro lugar, porque nós vemos uma evolução muito clara. Em [19]91, menos de 1% dos municípios brasileiros tinham um IDH alto ou médio. Em 2010, 74% já estavam nesse nível de desenvolvimento. O que é um ganho absolutamente significativo e mostra uma tendência de crescimento sustentável e constante”, afirmou Dilma.

Para a presidenta, também é importante que o avanço mais intenso tenha sido registrado nos municípios das regiões Norte e Nordeste, o que colabora para a diminuição da desigualdade regional. Dilma também comemorou a melhora em todas as dimensões que compõe o índice, como o aumento na expectativa e no padrão de vida das pessoas, com um especial destaque para a educação, que contribuiu em 65% para o crescimento do IDH.

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Portal da Copa

Portal da Copa

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-