Quinta-feira, 12 de junho de 2014 às 10:57
Mensagens de líderes religiosos celebram a paz na Copa do Mundo do Brasil
A Copa do Mundo de 2014 começa nesta quinta-feira (12) e para celebrar um dos maiores eventos esportivos do planeta, representantes de diversas religiões espalhadas pelos quatro continentes enviaram mensagens ao Brasil e aos países que acompanharão este momento de confraternização entre nações.
As saudações dos líderes falam de alegria, rejeitam toda a forma de preconceito, pregam a paz e a harmonia entre os povos. Confira trechos das mensagens enviadas ao governo brasileiro:
“A Copa do Mundo no Brasil é uma oportunidade para que os povos de todo o mundo se encontrem, reconhecendo nossas diferenças, e, ao mesmo tempo, celebrando a multiplicidade da criação de Deus. É a esperança e a prece de todos nós da Aliança Evangélica Mundial de que essa Copa do Mundo seja marcada pela alegria, pela paz e pela boa-vontade, enquanto todos nós apreciamos a bela dança que é o futebol nesse belo país, que presenteou o mundo com alguns do melhores dançarinos desse esporte.”
A Casa Universal de Justiça – Fé Bahá’í
“Poucos eventos abraçam um espectro tão amplo da humanidade, incluindo povos de várias etnias, religiões e culturas. Está claro para qualquer observador que o esporte que trouxe essas nações ao Brasil é fortalecido pela maravilhosa diversidade dos participantes. Alegrar-nos com esse fato é rejeitar o preconceito em todas as suas formas. De fato, nada é tão impactante nesse espetáculo extraordinário do futebol quanto a capacidade de refletir a cultura global que emergiu em nossa época. Ao reunir as nações em espírito de amizade, a Copa indica, de maneira marcante, que a cooperação e a união de esforços são possíveis em todas as áreas.”
Leia também em inglês e espanhol.
“Neste momento, peço que todos meus irmãos e irmãs do candomblé roguem as suas divindades para que abençoem plenamente este momento de encontro entre as nações.”
“Todos sabem como o povo brasileiro ama o futebol. Esperamos que este amor se manifeste em vários aspectos que envolvem este evento global e que, ao seu final, a Copa do Mundo também seja lembrada como um momento histórico na busca dos povos por justiça e paz.”
“Ó seres humanos! Façam deste evento esportivo internacional uma oportunidade para promover o espírito de paz e de igualdade entre as pessoas e para transmitir sentimentos de amor e irmandade e para eliminar a injustiça, o mal e a descriminação entre os seres humanos. Façam deste evento uma oportunidade para ajudar os vulneráveis, os pobres, os doentes e os desfavorecidos. São esses os valores promovidos pelo esporte de que precisam agora as nossas sociedades.”
“Oro para que todo o árduo trabalho investido por todos vocês nos preparativos para a Copa do Mundo resulte em um torneio muito bem sucedido. O campeonato é uma oportunidade de mostrar o Brasil e, também, como acontece em todos os torneios internacionais, promover a paz e a união em todo o mundo por meio do esporte, da reunião e da partilha de uma paixão, a despeito de nossas diferenças. Minhas orações estão com vocês: anfitriões, times visitantes, espectadores e todos os envolvidos nesse grande evento.”
“A Federação Espírita Brasileira tem divulgado em seu Portal e nas Redes Sociais, desde o dia 22 de maio, a mensagem mediúnica alusiva aos Jogos intitulada ‘Prudência’, e que tem gerado grande repercussão. Trechos da mensagem ‘Prudência’: ‘A Pátria do Cruzeiro, com a responsabilidade de representar a fraternidade na Terra, está diante dos olhos do Mundo que aproveitando a ocasião dos jogos redescobre o Brasil. […J que a prudência nos conduza com equilíbrio à condução do processo das mudanças necessárias. […] queremos pedir aos nossos companheiros o hábito da oração em favor da paz’.”
“O segredo da vitória, no campo, mas também na vida, está em saber respeitar o companheiro do meu time, mas também o meu adversário. Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida! Que ninguém se isole e se sinta excluído! E atenção: não à segregação! Não ao racismo! E, se é verdade que, ao término deste Mundial, somente uma seleção nacional poderá levantar a taça como vencedora, aprendendo as lições que o esporte nos ensina, todos vão sair vencedores fortalecendo os laços que nos unem.”
“O esporte e a competição modernos têm a capacidade de sobrepor-se à discriminação racial e cultural, bem como diferenças econômicas e políticas, ao mesmo tempo em que contribuem para a estabilidade social e a paz global. Em última instância, o esporte genuíno promove a tolerância, o diálogo e a reconciliação entre comunidades e países.”
“The World Cup is one of the sports major events that attracts the interest of millions of people, cheering for their respective national teams. There are many faithful among attendees and fans. It is obvious that it is possible to win sports competitions by sheer will alone, high spirits, and solidarity among all members of the team. These human characteristics are reinforced by faith and hope in God’s help.”
“O esporte deve ser visto, em si mesmo, como um meio de cumprirmos nossas obrigações com o divino dom da saúde e do bem-estar. O esporte em equipe tem o poder de inculcar os valores humanos da cooperação e da responsabilidade e nos fazer aceitar êxitos e fracassos com dignidade. A Copa do Mundo da FIFA oferece a todos nós a oportunidade de sublinhar o valor positivo da competição criativa que deve expressar-se com respeito e justiça. Acima de tudo, oferece a oportunidade de promover a boa-vontade entre as nações do mundo e de salientar o valor divino da dignidade humana, sem diferenças de raça, cor ou credo.”
“Pessoas de diversas etnias, culturas e crenças têm suas diferenças sobrepujadas, vivendo em comunhão ou numa sintonia perfeita de sentimentos. É justamente neste aspecto que tenho o Brasil como exemplo. Sua democracia étnica aliada à cultura do futebol forma uma poderosa e infalível força para criação de uma cultura de paz.”
Posts Relacionados
- Dilma: “carrego a força dos que se tornaram protagonistas dos seus direitos em 13 anos”
- Dilma participa da abertura da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- Governo federal vai investir R$ 2,6 bilhões no setor portuário
- Para proteger direitos, OEA vai consultar Corte de Direitos Humanos sobre impeachment de Dilma
- “Os que pretendem governar o Brasil são os mesmos que foram contra o ProUni e as cotas”
Respostas em blog
Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?












