Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014 às 19:14

Em mensagem ao Congresso, Dilma reafirma parceria em favor da superação definitiva da miséria

Ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, fez a entrega do documento. Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, fez a entrega do documento assinado pela presidenta Dilma Rousseff. Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (3), em Mensagem ao Congresso Nacional, na sessão solene que abre os trabalhos do Legislativo em 2014, que mesmo com um cenário internacional de grandes incertezas, o Brasil mantém estabilidade, crescimento, emprego, renda e redução das desigualdades. Dilma afirmou que o Brasil é um mercado atraente para o consumidor externo e que as novas concessões e o desenvolvimento do Campo de Libra são oportunidades extraordinárias.

Na mensagem, entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e lida pelo 4º secretário da Mesa do Congresso, senador João Vicente Claudino (PTB-PI), Dilma lembrou que o Brasil tem mantido uma taxa de câmbio em patamar adequado e ainda possui 375 bilhões de dólares em reservas cambiais que dão ao país segurança para superar eventuais instabilidades. Dilma também destacou a criação de 1,1 milhão de novos postos de trabalho em 2013 e a taxa de desemprego de 4,3% em dezembro passado, menor taxa da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Aos parlamentares, a presidenta disse desejar manter a parceria com o Congresso para a continuidade da política de compromisso com a responsabilidade fiscal. A presidenta disse ainda que a responsabilidade com as contas públicas não está dissociada da responsabilidade social.

“As despesas com pessoal caíram de 4,7% para 4,2% do PIB. Esse esforço não seria concretizado sem a parceria com o Congresso. Reafirmo nossa determinação com medidas orientadas para a convergência da inflação para o centro da meta. O patamar de câmbio manteve-se em patamar adequado (…) Teremos em 2014 uma gestão das contas públicas compatível com a continuidade da política de grande compromisso com a responsabilidade fiscal, para o que, contribuirá entre outras medidas o pacto que firmamos com as principais lideranças políticas do Congresso Nacional”.

A presidenta salientou também que o Poder Executivo e o Congresso Nacional atuaram de forma coerente com os compromissos firmados para garantir o sucesso das políticas de melhoria de vida do povo brasileiro. E fez um apelo para o novo ano legislativo:

“Conclamo novamente as senhoras e os senhores Parlamentares a reafirmar uma forte parceria em favor do Brasil. Uma parceria em favor da democracia, da superação definitiva da miséria, e do desenvolvimento sustentável”, disse a presidenta na mensagem.

Confira a íntegra:



Imprima:Imprimir

Posts Relacionados

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-