Segunda-feira, 27 de outubro de 2014 às 21:57
Líderes de várias partes do mundo parabenizam a presidenta Dilma pela reeleição
Autoridades de todo o mundo cumprimentaram, nesta segunda-feira (27), a presidenta Dilma Rousseff por sua reeleição, alcançada nas eleições presidenciais deste domingo (26). Ela recebeu saudações por meio da rede social Twitter de 16 países e blocos econômicos, além de mensagens oficias da União Europeia, Estados Unidos, China, El Salvador, Alemanha e Colômbia. A presidenta recebeu ainda telefonemas dos presidentes da Colômbia, Rússia, Peru, Argentina, Paraguai, Chile, Equador, Venezuela, França e Suécia.

Além de parabenizarem a presidenta pela vitória nas urnas em uma das maiores democracias do mundo e manifestarem suas intenções de ampliarem relações com o Brasil, a maior parte das mensagens destacaram os projetos de justiça social desenvolvidos no País nos últimos anos.
O presidente alemão, Joachim Gauck, por exemplo, ressaltou em sua mensagem o programa Ciência sem Fronteiras, ao qual chamou de impressionante por oferecer bolsas de estudos a estudantes brasileiros no exterior:
“Espero que mais jovens estudantes brasileiros possam ser recebidos na Alemanha, com a ajuda de seu impressionante programa ‘Ciência sem Fronteiras’, e tragam consigo um pouco da cultura de receptividade brasileira tão admirada pelo mundo”.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também enviou mensagem parabenizando a presidenta Dilma pela reeleição. Em nota, a assessoria de imprensa da Casa Branca informou que Obama irá parabenizá-la em telefonema nos próximos dias, quando discutirão, entre outros assuntos, como aumentar a cooperação bilateral entre os países nas áreas de educação e energia.
Já o presidente chinês, Xi Jinping, lembrou quando esteve em julho no Brasil para o encontro dos Brics, em Fortaleza, além dos vários acordos assinados e e pontos de vista em comum durante visita oficial, no Palácio do Planalto.
Reeleição
A atual presidenta da República, Dilma Rousseff, foi reeleita neste domingo (26), no segundo turno das eleições presidenciais. Dilma venceu o pleito com 51,64% dos votos válidos, enquanto o candidato à presidência, Aécio Neves, alcançou 48,36% dos votos.
Posts Relacionados
- Dilma: “carrego a força dos que se tornaram protagonistas dos seus direitos em 13 anos”
- Dilma participa da abertura da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- Governo federal vai investir R$ 2,6 bilhões no setor portuário
- Para proteger direitos, OEA vai consultar Corte de Direitos Humanos sobre impeachment de Dilma
- “Os que pretendem governar o Brasil são os mesmos que foram contra o ProUni e as cotas”
Respostas em blog
Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?











