Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016 às 9:00

Entenda mais sobre o zika: vírus é novo no Brasil e se espalhou rapidamente

Selo Zika

Como surgiu o zika vírus no Brasil? Para Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, essa questão é muito difícil de responder. O mais importante é enfrentar o mal e as doenças que parecem estar associadas a ele, como a microcefalia. Em uma série de vídeos produzidos pelo governo, Maierovitch esclarece detalhes sobre a origem e tratamento da nova enfermidade.

“Antes esse vírus estava restritivo ao continente africano e à Ásia. Um pouco na Oceania também, onde houve até grandes epidemias – mas em ilhas muito distantes do continente americano. (…) E chegou ao Brasil. O fato é que ele chegou e se espalhou muito rapidamente”.

Segundo Cláudio Maierovitch, a chegada do vírus zika ao País é uma situação completamente nova. Por isso demorou um pouco para que os médicos pudessem fazer um diagnóstico preciso da doença. “Os profissionais do Brasil não tinham qualquer experiência com o zika. Então, o Ministério da Saúde, com as secretarias estaduais e municipais [de Saúde], trabalharam muito para obter o diagnóstico de uma doença diferente que tinha aparecido, até confirmar que era o vírus zika”.

Inicialmente, pelos conhecimentos disponíveis na época, acreditou-se que era uma enfermidade relativamente leve, sem consequências mais graves. Até que, no meio do segundo semestre de 2015, foram identificadas crianças com microcefalia, nascidas de mães que provavelmente tinham tido zika durante a gravidez.

A partir de então, explica o médico Maierovitch, “essa passou a grande preocupação da Saúde no País”.

Imprima:Imprimir

Posts Relacionados

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-