Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016 às 20:05

Entenda mais sobre o zika: mosquito é o principal perigo para a transmissão da doença

Selo ZikaO mais importante vetor de transmissão do zika vírus atualmente é o mosquito Aedes aegypti, alerta Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde. “Não há dúvidas de que o mais importante, aquilo que já era conhecido e que continua se confirmando, é a transmissão pelo mosquito Aedes aegypti”.

A fêmea do mosquito, que coloca seus ovos em água parada, transmite o vírus de uma pessoa que já está doente para outra, propagando a doença. Pesquisas em andamento, em vários países, indicam que o vírus zika está presente na saliva, no leite materno e também no sêmen humano, mas ainda não é possível saber se isso é suficiente para que a doença seja transmitidoatambém por essas vias.

Por isso, o diretor aconselha que todos, além de evitar que o Aedes aegypti se reproduza, se protejam também com o uso de preservativos, especialmente as grávidas. O zika vírus é suspeito de causar a microcefalia nos fetos e, por isso, as grávidas devem ter cuidados redobrados.

“Como as gestantes são as pessoas que mais nos preocupam, mesmo que elas estejam protegidas do mosquito, elas devem adotar medidas de proteção contra outras formas de contato. Em especial, o uso de preservativo em todas as relações sexuais”, afirma Cláudio Maierovitch.

Imprima:Imprimir

Posts Relacionados

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-