Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 às 13:15

Em mobilização da educação, Dilma dá aula a crianças baianas sobre como combater Aedes

Dilma durante Aula a alunos do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna por ocasião da Campanha Zika Zero nas Escolas

Presidenta Dilma Rousseff durante Aula para alunos do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna por ocasião da Campanha Zika Zero nas Escola. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Selo Zika

A Mobilização Nacional da Educação Zika Zero chegou nesta sexta-feira (19) às escolas de todo o País. Em ação coordenada pelo Ministério da Educação, a presidenta Dilma Rousseff deu uma palestra para alunos do Colégio Alfredo Vianna, em Juazeiro (BA), sobre formas de evitar a proliferação de criadouros. Semelhante ao mutirão do último sábado, 28 ministros e secretários participaram da ação, que aconteceu simultaneamente em 115 municípios.

O objetivo é aproveitar o período de volta às aulas e o alcance das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação, em todos os níveis, para incentivar os estudantes a transmitirem as informações aos familiares e fazerem a fiscalização em casa.

Rosa Stéfani Vieira

Estudante Rosa Stefani: “A gente tem que dar mais atenção a esse problema, porque esse mosquito é muito perigoso”. Foto: Fernanda Loco, Blog do Planalto.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a proposta é que cada escola crie um comitê permanente para desenvolver o trabalho de conscientização durante o ano todo.  O conteúdo e forma de abordagem serão definidas de acordo com o nível de ensino. Na educação infantil, por exemplo, a ideia e utilizar atividades lúdicas e material pedagógico que estimule o interesse das crianças pelo tema. Além de disponibilizar o material didático a ser utilizado em sala de aula, O MEC ira apoiar a produção científica e a pesquisa sobre o mosquito e as doenças (dengue, zika e chikungunya).

O diretor pedagógico do colégio que a presidenta Dilma visitou em Juazeiro, Jailson Rego, explica que a escola já trata do tema nas aulas de meio ambiente e que, a partir da mobilização desta sexta-feira, irá intensificar a abordagem para os alunos.  “A atitude da presidenta Dilma hoje é muito louvável, porque traz credibilidade e, com certeza, vai sensibilizar a todos os alunos a serem multiplicadores de informação nessa batalha conta o zika vírus”, avalia.

Estudante do sétimo ano na instituição, Rosa Stefani Vieira, 11 anos, pretende levar aos vizinhos as informações que receberá na escola. “A gente tem que dar mais atenção a esse problema, porque esse mosquito é muito perigoso. Em casa, todo sábado eu ajudo minha mãe a fazer faxina no quintal, mas na minha rua nem todos se preocupam com isso”, conta.

A mobilização é parte das ações do Pacto Nacional da Educação Brasileira contra o zika, firmado no inicio do mês entre o Ministério da Educação, representantes do governo federal e instituições de ensino, públicas e particulares.

Imprima:Imprimir

Posts Relacionados

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-