Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Quinta-feira, 21 de janeiro de 2016 às 16:20

Em PE, Dilma pede que população ajude a combater mosquito que transmite Zika

Dilma pede ajuda para Zika

Dilma: “Por mais esforços que nós façamos, sempre é possível ter uma água parada que não vimos. E quem tem mil olhos? A população e ela que pode nos ajudar”. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff pediu que a população ajude no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika vírus, causa do aumento de casos microcefalia em bebês nos últimos meses. O pedido foi feito nesta quinta-feira (21), durante a inauguração da pista lateral da Via Mangue, em Recife (PE).

Pernambuco é o estado brasileiro com maior número de casos suspeitos de microcefalia, mas a doença tem sido detectada em outras cidades de várias regiões do País.

Temos de assegurar que as pessoas se conscientizem de que não podem deixar água parada, porque é ali que o mosquito se prolifera”,lembrou. “A gente só vai conseguir ter esse o combate e ser vitorioso se a população se engajar. Por mais esforços que nós façamos, sempre é possível ter uma água parada que nós não vimos. E daí, quem tem mil olhos? A população tem mil olhos. E é ela que pode também nos ajudar, para que, enquanto não temos a vacina, enquanto não podemos fazer um combate mais genérico a ele, que a gente tire as condições de reprodução do mosquito”.

A presidenta acrescentou que o Ministério da Saúde está fazendo um esforço, junto com todos os grandes laboratórios brasileiros e internacionais, para que se chegue a uma vacina – não apenas contra o zika, mas também contra a dengue. 

Dilma elogiou a atuação do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e do prefeito de Recife, Geraldo Júlio, no combate ao mosquito Aedes aegypti, afirmando que os dois tiveram uma ação protagonista neste sentido. “Eles iniciaram esse combate, que tem de ser feito em três fases. [Além do combate ao mosquito], temos que dar todo apoio e atendimento às crianças vítimas de microcefalia e as suas famílias”.

Imprima:Imprimir

Posts Relacionados

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-