Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016 às 14:58

Bulgária trabalhará com seriedade pelo acordo Mercosul-UE e reforma da ONU, diz Plevneliev

Rosen passa em revista as tropas

Rosen Plevneliev na cerimônia de chegada: Bulgária também apoiará Brasil quanto à reforma do Conselho de Segurança da ONU, “para que tenha uma representatividade mais ampla”. Foto: José Cruz/ABr

O presidente da Bulgária, Rosen Plevneliev, garantiu à presidenta Dilma Rousseff que seu país trabalhará “com seriedade” pelas finalizações do tratado entre a União Europeia e o Mercosul. “Trabalharemos para que isso aconteça o mais rápido possível”, afirmou ele, durante declaração à imprensa no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (1º). Esta é a primeira visita oficial de caráter bilateral do presidente búlgaro ao Brasil.

Em relação a esse tratado, o Mercosul já fez uma proposta de ofertas. No entanto, até o momento, a proposta da União Europeia ainda não foi apresentada – sem o quê o acordo entre os blocos não pode ser concretizado.

Plevneliev destacou a participação da Bulgária na União Europeia. “Nosso país é um fator de estabilidade na Europa. A Bulgária moderniza-se e se fixa como ponto produtivo, econômico, comercial e logístico no Sudeste europeu”. Ressaltou ainda a importância estratégica do Brasil para a região, pela possibilidade de abertura de novas possibilidades de intercâmbio em várias áreas.

Os abrangentes programas sociais e o fato de o Brasil ter tirado mais de 40 milhões de pessoas da pobreza é muito simbólico e representam a alta reputação do País”, afirmou. E defendeu ainda o aprofundamento da cooperação na área de ciência e tecnologia. “Acreditamos que temos muitas potencialidades nessa área. As universidades búlgaras têm muitos especialistas nessa área. Desejamos participar da segunda fase do Ciência Sem Fronteiras”, acrescentou.

Rosen Plevneliev recebe mascotes das olimpíadas

Durante almoço no Itamaraty, Plevneliev recebeu, das mãos da presidenta Dilma, mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro: Tom e Vinicius.Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Reforma do conselho da ONU
Após a cerimônia no Planalto, o presidente da Bulgária foi homenageado com um almoço no Itamaraty, quando declarou que trabalhará em conjunto com o Brasil pela reforma do Conselho de Segurança da ONU. “A Bulgária apoiará o Brasil no seu desejo quanto à reforma do Conselho de Segurança. Para que tenha uma representatividade mais ampla”.

Durante o almoço, o presidente da Bulgária recebeu, das mãos da presidenta Dilma, os dois mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro: Tom e Vinicius.

Rosen Plevneliev destacou que as duas iniciativas, o acordo Mercosul-União Europeia e a reforma do Conselho de Segurança na ONU, são importantes para seu país, que acredita na competitividade e em um comércio sem limites, bem como nas reforma e em um mundo de paz e prosperidade.

Imprima:Imprimir

Posts Relacionados

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-