Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Quinta-feira, 9 de julho de 2015 às 20:27

Países do Brics fecham acordo entre bancos de desenvolvimento contra volatilidade do mercado

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma: acordo entre bancos dará mais recursos para financiamentos de logo prazo, fundamentais para investimento em infraestrutura. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


ufa-2015
Os bancos de desenvolvimento dos países dos Brics fecharam acordos, nesta quinta-feira (9), para dar suporte para a obtenção de recursos ao Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do grupo. “E isso vai ser importante porque amplia o funding. E o funding, nós sabemos que tem uma escassez na área de infraestrutura. Sem investimento em infraestrutura, você não tem infraestrutura”, disse a presidenta Dilma Rousseff, durante entrevista concedida nesta quinta-feira (9), na Rússia, durante a VII Cúpula dos Brics.

A presidenta destacou que o grande gargalo atualmente, para qualquer país do mundo, é justamente o custo da obtenção de recursos de longo prazo, que são necessários para financiar a infraestrutura – o que é um dos objetivos do novo banco dos Brics.

Dilma Rousseff ressalvou que o banco não será o único provedor, mas uma fonte a mais. “Não é a única. E ele não é substituto de nenhum outro banco. Ele é complementar. Assim como o Acordo Contingente de Reservas, que é a primeira iniciativa, no sentido de ter um instrumento interregional de garantia da estabilidade financeira. É um remédio contra a volatilidade financeira”.

De acordo com o balanço feito pela presidenta Dilma, “esses dois acordos foram as principais realizações que a gente comemora nessa reunião”. Ela lembrou que foi na reunião do grupo em Fortaleza, no ano passado, que essas metas foram definidas. “E desembocou aqui, com esse resultado, que eu considero muito positivo”.

Imprima:Imprimir

Posts Relacionados

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-