Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Sexta-feira, 27 de maio de 2016 às 17:17

Temer anuncia encontro do ministro da Justiça com secretário de Segurança do Rio

O presidente interino Michel Temer retuitou postagem do Ministério da Justiça e Cidadania (MJ) anunciando reunião entre o ministro Alexandre de Moraes e o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. No encontro foi tratado o combate à violência contra a mulher. A reunião, que foi seguida de coletiva de imprensa, ocorreu na tarde desta sexta-feira (27) no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Rio, a propósito do estupro coletivo sofrido por uma adolescente na Zona Oeste da cidade.

Mais cedo nesta sexta, Temer, manifestou em nota veemente repúdio contra o estupro da adolescente no Rio de Janeiro. Na ocasião, anunciou que será criado um departamento na Polícia Federal que vai agrupar informações estaduais e coordenar ações em todo país para combater a violência contra a mulher.

Segunda-feira, 16 de maio de 2016 às 15:42

No Twitter, Temer lamenta a morte de Cauby Peixoto. “Figura exponencial da música brasileira”

O Presidente da República interino, Michel Temer, usou sua conta no twitter, na tarde desta segunda-feira (16), para expressar seus sentimentos à família, amigos e fãs do cantor Cauby Peixoto, que faleceu na noite de domingo (15).

“Recebi com tristeza esta manhã a notícia da morte de Cauby Peixoto, uma figura exponencial da música e canção brasileiras. ‘Conceição, eu me lembro muito bem’ é uma frase saudosista que nos fará lembrar hoje é sempre deste grande brasileiro. Meus pêsames à família, amigos e fãs”, escreveu Temer.

O corpo do cantor foi velado no salão nobre da Assembleia Legislativa de São Paulo, no Ibirapuera.

Segunda-feira, 11 de abril de 2016 às 19:58

Wagner diz que impeachment será barrado com mais de 200 votos

O ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Jaques Wagner, avaliou, via Twitter, que o governo vencerá a batalha contra o golpe do impeachment no domingo (17) com pelo menos 200 votos.

“A disputa final acontecerá no domingo, dia em que sairemos vitoriosos com mais de 200 votos contrários ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff”.

Wagner disse que a votação na Comissão do Impeachment da Câmara, a ser realizada na noite desta segunda-feira (11), é apenas a primeira etapa de uma batalha.

Ele afirmou ainda que o governo trabalha tanto na comissão especial quanto no plenário para deter a marcha do golpe. Para Wagner, o êxito na comissão seria uma vitória política muito importante. Porém, mesmo que o voto favorável ao impeachment vença nesta primeira etapa, isso ocorrerá por uma margem apertada.

“Será a vitória do time que precisava fazer sete gols e fez dois. Pode até comemorar a vitória, mas sabe que não levou porque não corresponde ao que eles precisam no plenário”.

Domingo, 27 de março de 2016 às 21:40

Após dedicatória de cineasta, Dilma defende acesso à universidade para filhos de domésticas

TwitterA presidenta Dilma Rousseff manifestou, neste domingo (27), em seu perfil no Twitter, satisfação com a dedicatória da cineasta Anna Muylaert, que recebeu o prêmio “Faz Diferença”, do jornal O Globo, pelo filme “Que horas ela volta?”. Em seu discurso, a cineasta dedicou o prêmio às “Jéssicas” reais (homens e mulheres) que hoje estão na universidade e ao ex-presidente Lula e à presidenta Dilma, a quem ela atribuiu responsabilidade pela democratização do acesso às universidades.

O filme conta a história de Jéssica (personagem de Camila Márdila), filha da doméstica Val (Regina Casé), que sai do Nordeste para prestar vestibular em São Paulo.

“Nossos programas – do meu governo e do governo Lula – ampliaram o acesso e possibilitaram q filhos de domésticas cursassem ensino superior. De 13 anos para cá, a cara das universidades mudou”, disse a presidenta. “Hoje está mais plural, colorida, democrática – como deve ser”.

Dilma exemplificou com dados de 2014, quando 35% dos formandos do ensino superior foram os primeiros de suas famílias a chegar à universidade. “Avanços como esse não serão barrados e seguiremos ampliando as oportunidades para que mais e mais brasileiros tenham um futuro melhor”.

Terça-feira, 22 de março de 2016 às 16:31

Dilma condena atentados terroristas na Bélgica

TwitterUsando sua conta pessoal no Twitter, a presidenta Dilma Rousseff manifestou solidariedade ao povo e ao governo da Bélgica, em virtude dos atentados terroristas ocorridos na manhã desta terça-feira (22). “Minha solidariedade está com o povo e o governo da Bélgica, vítimas da barbárie terrorista”, escreveu.

Por meio de nota, o governo brasileiro manifestou consternação e condenou os ataques que vitimaram dezenas de pessoas em Bruxelas. “O governo brasileiro expressa sua solidariedade às famílias das vítimas, bem como ao povo e ao governo da Bélgica, e reitera sua inabalável convicção de que todo ato terrorista merece o repúdio unânime da comunidade internacional, quaisquer que sejam suas motivações e sua origem”, diz o texto, assinado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Sexta-feira, 11 de março de 2016 às 22:14

Governo inspeciona prédios públicos em 223 cidades contra o Aedes aegypti, afirma Dilma

TwitterA presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta sexta-feira (11), por meio de sua conta no Twitter, que o governo federal inspecionou prédios em 223 cidades para combater focos do mosquito Aedes aegypti. Ela comemorou também a marca de 59,6 milhões de residências visitadas pelos agentes da mobilização contra o inseto em todo o País. Hoje foi o Dia Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti na administração pública federal, que é parte da campanha ZikaZero.

“Inspecionamos todos os prédios do governo federal, em ação que se estendeu pelos 223 municípios prioritários. Meu governo está em mobilização permanente até erradicarmos o Aedes aegypti, que também transmite dengue e chikungunya”, disse a presidenta.

A presidenta lembrou ainda que, para derrotar o mosquito, é preciso que todos façam sua parte e eliminem possíveis criadouros do Aedes aegypti em suas casas.

Terça-feira, 8 de março de 2016 às 13:54

Direitos das mulheres e questão de gênero são prioridades do governo, diz Dilma

TwitterEm celebração ao Dia Internacional da Mulher, a presidenta Dilma Rousseff enviou mensagem nesta terça-feira (8), pelo seu perfil no Twitter, a “todas as brasileiras que lutam diariamente para criar seus filhos, para ter uma profissão, para se afirmar como pessoa e para construir um País mais igual e mais justo”.

Saiba mais sobre as conquistas e os direitos das mulheres

A presidenta ressaltou que, nos últimos 13 anos, o governo trata como prioridade a questão de gênero e a garantia dos direitos das mulheres. E lembrou que há um ano foi sancionada a Lei do Feminicídio, cujo texto modificou o Código Penal para incluir o crime de assassinato de mulher por razões de gênero entre os tipos de homicídio qualificado. “Desde então, o assassinato de mulheres decorrentes de violência doméstica ou discriminação de gênero é crime hediondo”, afirmou.

Dilma destacou ainda outras políticas do governo federal focadas no combate à violência contra a mulher, como a criação de unidades da Casa da Mulher Brasileira, espaço de acolhimento, orientação, direitos, onde todos os serviços estão disponíveis às vítimas de violência. E a Lei Maria da Penha que, em vigor há mais de 9 anos, é considerada uma das mais modernas do mundo no rigor e na punição às agressões contra à mulher, vítimas de violência doméstica.

Segunda-feira, 7 de março de 2016 às 17:16

Somos um governo que cria chances e meios para transformar sonhos em realidade, afirma presidenta Dilma

selo_twitterApós entregar 2.434 moradias em cinco estados nesta segunda-feira (7), a presidenta Dilma Rousseff destacou o sucesso do Programa Minha Casa Minha Vida. Usando sua conta pessoal no twitter, a presidenta manifestou imensa alegria em participar da realização do sonho da casa própria para milhares de famílias.

Somos um governo que cria as chances e os meios para que o esforço das pessoas permita, de fato, transformar sonhos em realidade”, escreveu.

Dilma afirmou que o Minha Casa Minha Vida é o mais bem-sucedido programa habitacional da história do País e deu oportunidade às pessoas mais pobres de conquistar moradias dignas e construídas com infraestrutura completa. “Muita gente não acreditava que conseguiríamos enfrentar o problema da moradia para a população pobre. Nós insistimos, persistimos e vencemos as dificuldades”, acrescentou a presidenta, ressaltando que até hoje já foram entregues 2,57 milhões de moradias e existe mais 1,62 milhão em construção.

Quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016 às 8:35

Dilma cumprimenta diretor e torce para que filme ‘O Menino e o Mundo’ leve o Oscar

TwitterA presidenta Dilma Rousseff cumprimentou, por meio do Twitter, o diretor brasileiro Alê Rodrigues pela qualidade do filme “O Menino e o Mundo”, uma das cinco produções indicadas ao Oscar deste ano na categoria melhor animação em longa-metragem.

A escolha será no próximo dia 28 de fevereiro. O comentário foi feito após a presidenta assistir à exibição da película ao lado do diretor e de outros integrantes de sua equipe, na noite desta terça-feira (2), no Palácio da Alvorada. “Foi um prazer assistir à cor, à textura, à música e à poesia de O Menino e o Mundo. Lindo”, afirmou Dilma na rede social.

Dilma com cineasta - final

Dilma ao lado do diretor Alê Rodrigues no Palácio da Alvorada, onde foi exibido o filme “O Menino e o Mundo”. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Ela lembrou que o longa é o primeiro filme brasileiro e latino-americano a ser indicado na categoria. “Parabéns ao diretor Alê Abreu e à equipe da Filmes de Papel, pelo excelente trabalho e pela conquista da indicação”.

A presidenta acrescentou ainda que vai torcer para que “O Menino e o Mundo” leve também mais três prêmios no Annie Awards 2016, considerado o Oscar da animação mundial. “Estou acompanhando o sucesso do filme e torcendo para comemorarmos juntos a conquista da estatueta de Melhor Animação, no dia 28 de fevereiro”, afirmou.

Quarta-feira, 27 de janeiro de 2016 às 14:58

Ministros da saúde do Mercosul se reunirão para combate ao vírus da zika, anuncia Dilma

TwitterEm mensagem divulgada em seu perfil no Twitter, nesta quarta-feira (27), a presidenta Dilma Rousseff divulgou que na próxima semana os ministros de Saúde do Mercosul se reunirão para avançar nas estratégias de combate ao vírus da zika. Ela lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu que toda a região está ameaçada.

“Temos que lançar guerra contra o Aedes aegypt, vetor da dengue, da chikungunya e da zika. Enquanto não temos vacina contra o vírus zika, a guerra deve se concentrar no extermínio de criadouros de mosquito”, declarou. Ela ressaltou que para o sucesso desse combate é necessária a participação de toda a população. “Precisamos eliminar todos os focos de água parada, onde o Aedes vive e se reproduz”.

Dilma está em Quito onde participa da IV Cúpula de Chefes de Estado e de governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e para um encontro de trabalho com o presidente equatoriano, Rafael Correa.

Celac e relação bilateral
Sobre a Celac, a presidenta declarou que o organismo contribuirá para levar a integração regional além da desgravação tarifária e incluir, por exemplo, serviços e investimentos. Disse também que o Brasil tem muito a compartilhar com os países da Celac e ressaltou a experiência de inclusão social que tirou 36 milhões de brasileiros da pobreza.

Sobre as relações bilaterais com o Equador, Dilma frisou que em março de 2016 será realizado em Brasília a segunda reunião da Comissão de Monitoramento do Comércio Brasil-Equador. Falou também da proposta feita ao presidente Correa para o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) entre os dois países. Lembrou ainda do eixo de ligação Manta-Manaus, que ligará o Pacífico equatoriano à Amazônia brasileira e ao Atlântico, e da cooperação no combate ao tráfico de pessoas e na diminuição do fluxo migratório irregular com ingresso pelo Acre.

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-