Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:

Segunda-feira, 13 de maio de 2013 às 6:00

Agenda: encontro bilateral com o presidente da Alemanha

Agenda presidencialA presidenta Dilma Rousseff participa, nesta segunda-feira (13), às 12h, em São Paulo, de encontro bilateral com o presidente da Alemanha, Joachim Gauck. A reunião será seguida de declaração à imprensa, às 13h, e de almoço em homenagem a Gauck, às 13h30. Depois, Dilma participa de cerimônia de abertura do Encontro Econômico Brasil-Alemanha – EEBA 2013.

Segunda-feira, 11 de março de 2013 às 19:17

Dilma Rousseff recebe primeiro-ministro neozelandês e assina acordos em educação, aviação civil e esporte

A presidenta Dilma Rousseff recebeu, nesta segunda-feira (11), em visita oficial, o primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key. Foram assinados tratados nas áreas de esporte, com a o apoio dos neozelandeses à preparação dos times brasileiros de rúgbi para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro; de educação, com o convênio de oito universidades com o programa Ciência Sem Fronteiras; e aviação civil, com o intuito de melhorar e aumentar as conexões aéreas entre os dois países.

“Os vínculos entre os nossos dois países têm se fortalecido de forma consistente. Hoje, nós identificamos oportunidades de uma cooperação mais estreita ainda. A Nova Zelândia é parceira bem vinda no processo de desenvolvimento do Brasil. Nós, hoje, estamos modernizando nossa infraestrutura, investindo na logística e na energia em nosso país e nos preparando para os grandes eventos. Por isso, muitas são as oportunidades que se abrem para intensificar e diversificar o fluxo bilateral de comércio e investimento”, defendeu Dilma.

Confira a íntegra


 

Quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 às 15:01

Brasil e União Europeia anunciam comissão para avaliar investimentos

Após a VI Reunião de Cúpula Brasil-União Europeia, com a participação dos presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a criação de uma comissão para avaliar investimentos recíprocos. Ela ressaltou que o país já é o quinto maior investidor na EU. O bloco europeu é o maior parceiro comercial do Brasil.

“O plano de ação conjunta Brasil-União Europeia tem diretrizes para atuação em trinta diálogos setoriais, abrangendo política industrial e regulatória, ciência e tecnologia, educação, direitos humanos e serviços financeiros. (…) Definimos uma comissão bilateral para tratar sistematicamente das nossas relações, em especial da questão do investimento, com foco na questão da complementaridade”, afirmou.

Segundo a presidenta, durante o encontro foi debatida a proposta de acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que será um dos temas da reunião de cúpula entre o bloco europeu e a Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac), que será neste fim de semana no Chile. Dilma também manifestou preocupação com a situação no Oriente Médio e com os conflitos na Síria e no Mali.

“Nós, nos próximos dias, teremos uma reunião de alto nível entre o Mercosul e a União Europeia que nós consideramos estratégica. Naquele momento nós vamos ter a oportunidade de definir os próximos passos da negociação do acordo de associação. Acordo que seria muito importante para as duas regiões, e que deve buscar, dentro das relações comerciais, um equilíbrio das assimetrias”, defendeu.

Confira a íntegra

 

Quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 às 6:00

Agenda: VI Reunião de Cúpula Brasil-União Europeia

Agenda presidencialA presidenta Dilma Rousseff participa, nesta quinta-feira (24), no Palácio do Planalto, às 10h30, da VI Reunião de Cúpula Brasil-União Europeia. Antes, às 9h, ela se reúne com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Às 9h45, será a cerimônia oficial de chegada dos presidentes do Conselho Europeu e Comissão Europeia; e, às 12h30, acontece a cerimônia de assinatura de atos, seguida por uma declaração à imprensa, às 12h40. Dilma ainda oferece, às 13h30, almoço no Palácio da Alvorada. Depois, às 15h, no Palácio do Planalto, a presidenta recebe a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 às 11:31

Dilma recebe credenciais de novos embaixadores

A presidenta Dilma Roussef participou nesta quarta-feira (23), no Itamaraty, de cerimônia de entrega de credenciais dos novos representantes de embaixadas de 16 países. A partir da entrega das credenciais, o embaixador assume oficialmente suas funções perante o Estado Brasileiro. As credenciais foram apresentadas pelos embaixadores de Itália, Chile, México, Haiti, Arábia Saudita, Bélgica, Egito, Moçambique, Azerbaijão, Bulgária, Bangladesh, Catar, Cazaquistão, Burundi, República do Congo e Guiana.

Terça-feira, 22 de janeiro de 2013 às 6:00

Agenda: reunião com o presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base

Agenda presidencialA presidenta Dilma Rousseff se reúne, às 10h, no Palácio do Planalto, com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Às 15h, recebe o presidente mundial do Grupo Santander, Emilio Botín; e, às 16h30,  o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Ela ainda se encontra, às 18h, com Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).

Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 às 6:00

Agenda: Cúpula de chefes de Estado do Mercosul

Agenda presidencialA Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados e Fórum Empresarial do Mercosul acontece nesta sexta-feira (7), em Brasília, e começa às 9h, com o café da manhã de trabalho oferecido pela presidenta Dilma Rousseff aos chefes de estado do Mercosul, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Às 11h, será o momento da fotografia oficial dos chefes de Estado, que se reúnem a partir das 11h15. O encerramento está marcado para as 13h20. Em seguida, às 13h30, será oferecido almoço. Às 16h, Dilma recebe a presidenta da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, no Palácio da Alvorada, para encontro bilateral.

Segunda-feira, 26 de novembro de 2012 às 6:00

Agenda: reunião com ministro das Relações Exteriores

Agenda presidencialA presidenta Dilma Rousseff se reúne nesta segunda-feira (26), às 10h, no Palácio do Planalto, com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Ela ainda recebe os ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, às 11h; de Minas e Energia, Edison Lobão, às 15h; e das Relações Exteriores, Antonio Patriota, às 16h30.
.

Segunda-feira, 29 de agosto de 2011 às 9:42

Centrais sindicais e reunião do Conselho Político

Agenda presidencial

A presidenta Dilma Rousseff inicia a agenda de trabalho, nesta segunda-feira (29/8), em reunião com representantes das centrais sindicais, no Palácio do Planalto.

Em seguida, a presidenta Dilma reúne-se com o Conselho Político.

À tarde, a presidenta recebe em audiência os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Edison Lobão (Minas e Energia).

Segunda-feira, 25 de abril de 2011 às 13:41

Governo brasileiro repudia violência na Síria e defende solução pacífica para a crise

O governo brasileiro, por meio de nota oficial divulgada nesta segunda-feira (25/4) pelo Ministério das Relações Exteriores, reiterou o repúdio ao uso da força contra manifestantes desarmados na Síria e manifestou preocupação frente à crescente violência no país.

Segundo o Itamaraty, o Brasil espera que a crise seja resolvida por meio do diálogo e defende que a responsabilidade pelo tratamento dos impactos das crises no mundo árabe sobre a paz e segurança internacionais recaia sobre o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

“O governo brasileiro (…) ressalta a importância do papel dos organismos regionais – em particular a Liga dos Estados Árabes e a União Africana – nos esforços de mediação diplomática”, diz o texto.

Leia abaixo íntegra da nota do MRE sobre a situação na Síria:

Nota nº 161 – Situação na Síria

O Governo brasileiro manifesta preocupação com a escalada de violência na Síria, que ocasionou, nos últimos dias, elevado número de mortos, principalmente em Deraa, Homs e nos arredores de Damasco. O Governo brasileiro reitera o repúdio ao uso da força contra manifestantes desarmados e expressa a expectativa de que a crise seja equacionada pela via do diálogo.

O Governo brasileiro sublinha que as aspirações legítimas das populações do mundo árabe devem ser equacionadas por processos políticos inclusivos e não pela via militar.

O Governo brasileiro reafirma o entendimento de que a responsabilidade pelo tratamento dos impactos das crises no mundo árabe sobre a paz e segurança internacionais recai sobre o Conselho de Segurança das Nações Unidas e ressalta a importância do papel dos organismos regionais – em particular a Liga dos Estados Árabes e a União Africana – nos esforços de mediação diplomática.

Tweets

Portal da Copa

Portal da Copa

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-