Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:

Segunda-feira, 10 de janeiro de 2011 às 20:46

Parabéns para Marta, melhor jogadora de futebol do mundo!

Em nota divulgada na noite desta segunda-feira (10/1), a presidenta Dilma Rousseff saudou a eleição de Marta como a melhor jogadora de futebol do mundo – foi a quinta vez consecutiva que a atleta conquistou o título. “A conquista de tantos títulos, e ainda em sequência, é um feito sem precedentes, que enche de orgulho a todos nós, brasileiros”, afirmou Dilma.

Leia a íntegra da nota:

Quero enviar minha saudação à brasileiríssima Marta, eleita pela quinta vez consecutiva a melhor jogadora de futebol do mundo. A conquista de tantos títulos, e ainda em sequência, é um feito sem precedentes, que enche de orgulho a todos nós, brasileiros. Especialmente agora, que o nosso país se prepara para sediar os dois maiores eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo e a Olimpíada.

Dilma Rousseff
Presidenta da República

Quarta-feira, 24 de novembro de 2010 às 22:26

Sucesso de micros e pequenos garante ‘milagre’ brasileiro

Segunda-feira, 4 de outubro de 2010 às 17:59

Parceria do Rio com governo federal vai continuar de forma estreita

A parceria entre o governo federal e o governo estadual vai continuar de forma estreita para o bem do Rio de Janeiro, afirmou o governador reeleito do estado, Sérgio Cabral, em entrevista exclusiva ao Blog do Planalto, após reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (2/10).

Eu vim agradecer ao presidente Lula toda parceria que ele, no comando do Brasil, fez para o Rio de Janeiro. O povo do Rio é grato ao governo federal por todas as conquistas. O PAC das comunidades, os investimentos em infraestrutura, as conquistas da Copa do Mundo, dos Jogos Olímpicos, tudo teve a presença do governo federal e a liderança do presidente Lula. Então, em nome do povo do Rio de Janeiro, eu vim dizer, aqui, muito obrigado a ele.

Segunda-feira, 20 de setembro de 2010 às 16:00

Atletas comemoram MP que incentiva o esporte olímpico brasileiro

O Brasil vive o seu melhor momento no esporte e se prepara desde já para atingir desempenho recorde nos Jogos Olímpicos de 2016. O pontapé inicial foi dado nesta segunda-feira (20/9) com a Medida Provisória do Alto Rendimento, que altera o Bolsa Atleta e cria os programas Atleta Pódio e Cidade Esportiva. Mais de 70 atletas estiveram na cerimônia, realizada em Brasília (DF), e comemoraram a assinatura da lei como mais um incentivo para os jovens se prepararem para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, era um dos mais animados com as medidas adotadas pelo governo federal, por considerá-las fundamentais para a preparação dos atletas e das equipes brasileiras. “Sem dúvida nenhuma o Brasil é um País que investe fortemente no esporte, que passa a ser um dos segmentos da sociedade mais importante, especialmente na área de inclusão social, especialmente para os jovens, abrindo oportunidades extraordinárias”, disse ele.

Fabiana Murer, recordista brasileira e sul-americana do salto com varas, também celebrou o aumento de investimento no esporte brasileiro, lembrando ser ela mesma fruto disso: “Tem realmente que ter mais estrutura, pois não é fácil ser o País olímpico, precisa de mais investimentos. Mas acho que a gente vai conseguir superar tudo isso e fazer uma grande Olimpíada.”

Para o ex-velocista Robson Caetano, que conquistou duas medalhas de bronze em Jogos Olímpicos (Seul-1988 e Atlanta-1996), a lei do Alto Rendimento é um diferencial para os atletas que buscam a profissionalização. Segundo ele, a nova lei resultará em um resultado inédito nos Jogos de 2016. Caetano acredita que o Brasil continuará se beneficiando mesmo após as Olimpíadas:

O esporte dá aos jovens a chance de ter uma vida mais digna e nós temos que pensar na qualidade de vida do povo brasileiro. O Brasil está deixando um legado para que se oportunize a iniciação no esporte e para dar condições aos jovens envolvidos na causa do olimpismo. O acesso ao esporte, na sua excelência, deve ser para absolutamente todos e estamos caminhando rumo ao esporte democrático. É isso que o Brasil vai deixar para depois de 2016.

Leia o artigo completo »

Segunda-feira, 20 de setembro de 2010 às 14:02

O estado tem que assumir o potencial do atleta brasileiro

Segunda-feira, 30 de agosto de 2010 às 17:49

Porto faz 100 anos e dá largada para a cidade receber os Jogos Olímpicos

A revitalização do porto do Rio de Janeiro é parte fundamental do caderno de obrigações apresentado ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e será um dos maiores legados para os cariocas ao fim dos Jogos Olímpicos de 2016, afirmou o presidente Lula ao participar da comemoração dos 100 anos do Porto da capital carioca nesta segunda-feira (30/8).

O Rio é o nosso maior cartão postal. É uma cidade reconhecida no mundo por sua beleza, cultura e receptividade, motivo de orgulho não só para os cariocas, mas para todos os brasileiros.

Em seu discurso, Lula ressaltou que o Ministério do Turismo e a Secretaria Especial dos Portos estão realizando esforços conjuntos para melhorar a infraestrutura portuária do Rio de Janeiro e de todo o país, priorizando os 35 terminais portuários localizados em importantes destinos turísticos. “Essa parceria prevê a construção de terminais de passageiros, melhoria das vias de acesso aos portos e revitalização das orlas marítimas, como o que vai ocorrer aqui no Rio de Janeiro”, frisou.

Ouça aqui a íntegra do discurso:

 

O presidente lembrou que desde a criação da Secretaria Especial de Portos, em 2007, três grandes obras já foram concluídas, aumentando em 30% a capacidade operacional dos portos de Recife, Rio Grande e Angra dos Reis. Segundo pesquisa do Banco Mundial, o setor de logística brasileiro subiu 20 posições nos últimos três anos e a expectativa é ficar entre os 10 primeiros do mundo nos próximos 10 anos.

Esse esforço exige também a participação, cada vez maior, de investimentos privados, que já estão sendo feitos de norte a sul em portos privativos e em terminais arrendados em portos públicos. A indústria naval, por sua vez, recuperada no nosso governo, tem apresentado um avanço extraordinário e o interesse da iniciativa privada em novos investimentos não para de crescer. Os resultados estão aí para todos verem.

Segunda-feira, 26 de julho de 2010 às 13:34

Copa do Mundo e Olimpíadas marcam a reunião de coordenação do governo

A Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016 foram temas centrais da reunião de coordenação do governo, sob comando do presidente Lula, realizada hoje (26/7), no gabinete provisório da Presidência da República, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o encontro serviu para tratar das medidas provisórias (MP) que criam a Autoridade Pública Olímpica e a empresa para executar as obras de preparação para os jogos.

Ainda segundo Padilha, outro tema da pauta foi o obstáculo no Senado para votação de matérias naquela casa legislativa. A medida provisória que institui a Secretaria de Saúde Indígena tranca a votação no Senado. Por isso, a aprovação desta MP vai ser ponto prioritário para que o processo siga o curso normal.

A reunião teve também a participação dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Planejamento, Orçamento e Gestão).

Quinta-feira, 22 de julho de 2010 às 11:26

Obras para Copa e Olimpíadas são legado para estados e municípios

bom dia, MinistroAs obras que estão sendo tocadas para preparar o País para a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 representam um legado para os estados e municípios que receberão esses eventos esportivos, afirmou o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, no programa Bom Dia, Ministro desta quinta-feira (22/7). Paulo Bernardo explicou que o trabalho que vem sendo desenvolvido representa uma parceria entre o governo federal e os 12 estados e cidades-sede da Copa da Fifa. Segundo o ministro, os empreendimentos em curso permitirão que a população desfrute destes benefícios além do período dos eventos esportivos.

O governo entende que é uma oportunidade boa para fazer investimentos não apenas para a Copa do Mundo, mas esses investimentos são para deixar como legado nas cidades.

Paulo Bernardo descartou que haja plano para intervir nos estados que não cumprirem com os respectivos cronogramas de obras. Segundo explicou, o trabalho vem sendo desenvolvido a partir a divisão de tarefas. Ou seja, mostrando quais são as responsabilidades de cada setor envolvido neste projeto. Ele citou como exemplo a proposta de São Paulo na construção de um monotrilho. Parte da obra receberá recursos federais e haverá a contrapartida dos governos estadual e municipal. Isso permitirá com clareza que o paulistano saiba quem tem responsabilidade sobre qual etapa da obra.

Ouça aqui a íntegra do programa:

 

Leia o artigo completo »

Quarta-feira, 21 de julho de 2010 às 18:49

Governo avalia obras nos portos brasileiros

O governo federal está investindo R$ 3,5 bilhões em obras de modernização e ampliação dos portos brasileiros. E para saber como andam estas obras, o presidente Lula comandou uma reunião, na tarde desta quarta-feira (21/7), com os auxiliares envolvidos diretamente no empreendimento portuário nacional. Após a reunião, o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, conversou com jornalistas, ocasião em que apresentou um balanço. Segundo Brito, das 31 obras de dragagem e de engenharia nos portos brasileiros que estão em curso, quatro emprendimentos referentes ao aumento dos calados já foram concluídas e outras dez devem estar prontas até o fim deste ano.

“Estamos trabalhando para a redução do modal rodoviário na matriz do transporte brasileiro”, explicou o ministro cuja expectativa é expandir o setor de cabotagem – transporte de cargas por navios – de 13% para 29% num período de cinco anos. Ele avaliou que estes empreendimentos nos portos estão sendo realizados sem prejuízos para o meio ambiente.

Leia o artigo completo »

Segunda-feira, 31 de maio de 2010 às 13:17

Vamos dar um salto de qualidade em termos de mobilidade urbana

Tweets

Portal da Copa

Portal da Copa

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-