Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:

Domingo, 13 de abril de 2014 às 13:54

Final do Carioca será usada como teste na área de segurança para a Copa

Estádio recebe Vasco e Flamengo para decidir a final do Carioca. Foto: Érika Ramalho/ Divulgação

Estádio recebe Vasco e Flamengo para decidir a final do Carioca. Foto: Érica Ramalho/ Divulgação

Palco da final da Copa do Mundo, o Maracanã viverá, neste domingo (13), durante a final do Campeonato Carioca, um exercício preparatório em itens de segurança que serão adotados durante a Copa do Mundo. Sob coordenação da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ), questões como segurança e deslocamento de torcedores, delegações e autoridades serão tratadas de forma similar à que será adotada durante o Mundial.

» Acompanhe os preparativos para o Mundial no Portal da Copa do governo federal

A proposta da Sesge ao realizar os exercícios é avaliar e orientar as ações implementadas a fim de aprimorar a atuação das forças de segurança para a Copa. Tudo será monitorado a partir do Centro Integrado de Comando e Controle, com a participação de órgãos de segurança e defesa, como Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Ministério da Defesa e Guarda Municipal.

Durante a operação, as forças de segurança pública utilizarão os equipamentos adquiridos pela Sesge para a Copa, como a Plataforma de Observação Elevada e o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que são caminhões adaptados e equipados com sistemas de comunicações, videomonitoramento e plataforma integrada de inteligência. Essa tecnologia já está em uso permanente nos estados e faz parte do legado dos Grandes Eventos.

Participam ainda da operação Força Nacional, Infraero, Receita Federal, Polícia Civil, Cedae, Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça, além das concessionárias CEG, Metro, Light e Ampla, Lamsa, Supervia e Ponte.

Continuidade

Outros exercícios para a Copa do Mundo já confirmados serão realizadosna partida entre Luverdense e Vasco, no dia 26 de abril, na Arena Pantanal, e em 3 maio, durante o duelo entre América (RN) x ABC, na Arena das Dunas, em Natal. O teste no Beira-Rio está previsto para o dia 10, com Inter e Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro. Uma semana depois, o exercício vai ocorrer durante a partida entre Corinthians e Figueirense, em São Paulo. O duelo entre Goiás e Botafogo, pela 5ª rodada do Brasileirão, servirá de teste para o Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha) no dia 18 de maio.

Segunda-feira, 27 de maio de 2013 às 9:00

Construção das seis arenas mostra capacidade para fazer melhor Copa de todos os tempos, afirma Dilma

Café com a presidentaA presidenta Dilma Rousseff falou, no programa Café com a Presidenta desta segunda-feira (27), sobre as seis arenas inauguradas para receber a Copa das Confederações, competição que começa no próximo dia 15, e vai receber oito seleções nacionais de futebol, incluindo o Brasil e a atual campeã mundial, a Espanha. Dilma destacou a modernidade e a versatilidade dos estádios, capazes de receber outros tipos de eventos, além do futebol. Para a presidenta, essas construções mostram a determinação, a capacidade e a competência do brasileiro para fazer a melhor edição do Mundial de futebol de todos os tempos.

“Eu fiquei impressionada com a beleza e a modernidade desses novos palcos do futebol: o Castelão, em Fortaleza, o Mineirão, na minha querida Belo Horizonte, o nosso Maracanã, no Rio de Janeiro, a Arena Fonte Nova, lá em Salvador, o Mané Garrincha, aqui em Brasília, e Arena Pernambuco, lá na Grande Recife. A construção desses seis estádios mostra que o nosso povo tem determinação, capacidade e competência para fazer a melhor Copa de todos os tempos”, disse.

A presidenta ainda afirmou que o país será capaz de brilhar dentro e fora dos campos, mostrando aos visitantes, turistas internacionais e nacionais, jogadores e equipes técnicas, que o brasileiro sabe receber bem. Como resultado disso, segundo Dilma, todos que conhecerem o Brasil durante a Copa das Confederações vão se apaixonar e querer voltar no ano que vem, para acompanhar a Copa do Mundo de 2014.

“Muita gente não acreditava que nós seríamos capazes de construir esses estádios antes da Copa das Confederações e nos padrões exigidos pela Fifa para esse evento, e também para a Copa do Mundo. Parecia aquele velho complexo de vira-lata de que falava o nosso Nelson Rodrigues. Mas os trabalhadores que construíram esses estádios, os empresários contratados para fazer essas obras e todos os governos envolvidos provaram que o Brasil é capaz de aceitar desafios e cumprir os compromissos que assume pontualmente”, destacou.

Confira a íntegra

 

Segunda-feira, 27 de maio de 2013 às 8:59

Veja imagens das inaugurações e detalhes das arenas entregues para a Copa das Confederações

Segunda-feira, 20 de maio de 2013 às 6:00

Agenda: entrega do navio Zumbi dos Palmares e teste na Arena Pernambuco

Agenda presidencialNesta segunda-feira (20), a presidenta Dilma Rousseff cumpre agenda em Pernambuco. Às 11h30, participa de cerimônia alusiva à primeira viagem do navio petroleiro Zumbi dos Palmares, no Porto de Suape, em Ipojuca. Após o evento, às 13h30, a presidenta almoça com operários que trabalharam na construção do navio, no Estaleiro Atlântico Sul.

Na parte da tarde, Dilma estará em Recife, onde participa do primeiro evento-teste de futebol na Arena Pernambuco, às 15h30, com uma partida entre times formados por operários do empreendimento. Com capacidade para 56 mil pessoas, o estádio completa a lista das seis sedes da Copa das Confederações que já viram a bola rolando.

Sábado, 18 de maio de 2013 às 13:09

Galeria mostra detalhes do novo Mané Garrincha, inaugurado neste sábado (18)

Sábado, 18 de maio de 2013 às 11:56

Faremos a melhor Copa de todos os tempos, afirma Dilma ao inaugurar Estádio Nacional de Brasília

 

A presidenta Dilma Rousseff afirmou neste sábado (18), ao inaugurar o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo de todos os tempos. Dilma elogiou a qualidade das instalações e a beleza do estádio, que receberá a abertura da Copa das Confederações no próximo dia 15 de junho. Segundo ela, o nome do estádio é uma “merecida homenagem a um gênio na arte do futebol”.

» Veja a cobertura do Portal da Copa sobre o novo estádio

“Diziam que nós não iríamos construir os estádios, que eles não ficariam prontos. Pois o que nós estamos vendo são estádios construídos e sendo entregues, e não são quaisquer estádios. Ao dizer da beleza deste estádio Mané Garrincha, eu queria dizer para vocês que em todos eles [estádios] me deu extremo orgulho notar, primeiro, a qualidade das instalações, a modernidade das instalações (…) Isto é algo que é uma demonstração da capacidade de nós brasileiros juntos realizarmos”, disse.

Dilma afirmou que o Brasil receberá as seleções e os turistas na Copa do Mundo com um alto padrão de qualidade nas 12 cidades-sede do evento. Ela disse ainda desejar que o Estádio Nacional de Brasília e os demais estádios construídos para o Mundial de 2014 também sejam usados para atividades culturais, esportivas e educacionais, deixando um legado, um espaço de convívio para a população.

Sábado, 18 de maio de 2013 às 9:35

Mané Garrincha é motivo de orgulho para eletricista que trabalhou na obra

Erivan Barbosa Cabral precisou vencer o medo de altura para trabalhar como eletricista no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Hoje, com a obra pronta, comemora a oportunidade de assistir jogos na arena, e sonha em ficar perto dos astros da Seleção Brasileira durante o Mundial de 2014.

Neste sábado, a arena é inaugurada pela presidenta Dilma Rousseff, e, em seguida, às 16h, recebe a segunda partida da final do Campeonato Candango, entre Brasília e Brasiliense. Erivan não vai perder o primeiro jogo oficial do novo Mané Garrincha, e espera ansioso pela chegada da esposa, que vem do Maranhão, onde moram, para acompanha-lo e ver o resultado do trabalho do operário orgulhoso.

Sábado, 18 de maio de 2013 às 8:00

Estádio Nacional Mané Garrincha é inaugurado neste sábado

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será inaugurado neste sábado (18), às 10h, pela presidenta Dilma Rousseff. A arena multiuso passa a contar com 71 mil lugares, e receberá a abertura da Copa das Confederações, no próximo dia 15 de junho.

» Leia mais no Portal da Copa do governo federal

Todos os assentos da arena são retráteis e cobertos, ficando a uma distância inicial de apenas 7,5 metros para o campo. Ainda foram construídos 74 camarotes, 40 bares, 14 lanchonetes e dois restaurantes. O estádio comporta 2.850 jornalistas.

Outro destaque do novo Mané Garrincha é sua arquitetura. A fachada conta com 288 pilares circundando a arena, com mais de 36 metros de altura cada. A construção do estádio também teve uma forte preocupação ambiental.

O estádio será o primeiro da história a receber o selo LEED Platinum, certificado máximo em sustentabilidade de empreendimentos, emitido pela organização internacional Green Building Concil.

Como primeiro teste do novo estádio, mais de 6 mil operários acompanharão, junto com torcedores, a segunda partida da final do Campeonato Brasiliense, em jogo entre Brasília e Brasiliense, disputado às 16h.

Sábado, 18 de maio de 2013 às 7:59

Vídeo mostra os detalhes do Estádio Nacional de Brasília

Sábado, 18 de maio de 2013 às 7:57

Veja os detalhes do novo Mané Garrincha

 

Visite o Portal da Copa

Tweets

Portal da Copa

Portal da Copa

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-