Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Segunda-feira, 9 de maio de 2016 às 15:25

“Os que pretendem governar o Brasil são os mesmos que foram contra o ProUni e as cotas”

Mercadante falou sobre os saltos da educação durante o governo Dilma. Foto: Blog do Planalto

Mercadante falou sobre os saltos da educação durante o governo Dilma. Foto: Blog do Planalto

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou nesta segunda-feira (9) a evolução da educação brasileira nos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff, durante a cerimônia de criação de cinco novas universidades federais e inauguração de 41 campi de escolas técnicas. Segundo Mercadante, hoje o ensino no Brasil pensa todas as suas regiões.

“Não podemos mais separar a educação entre Nordeste, Sudeste e Sul. O Brasil é um só e todos devem ter os mesmos direitos”, afirmou.

Mercadante se disse espantado em ver que os que pretendem governar o Brasil, caso o processo de impeachment siga adiante, são os mesmos que foram contra o ProUni e a política de cotas quando as mesmas foram implementadas. E destacou o avanço da educação.

“Tivemos avanços extraordinários, seguramente o período de maiores avanços da história brasileira, com acesso, inclusão, permanência e qualidade. É um legado que jamais vai poder se apagar na história do país”.

O crescimento da educação infantil ganhou destaque em seu discurso. Mercadante frisou que havia 1,2 milhão de crianças entre 4 e 5 anos nas creches e que hoje este número já está em 2,8 milhões.

“A política de creche é absolutamente decisiva, especialmente para as famílias não-letradas. estas(crianças) são as que têm mais dificuldades, pois se elas não vão para a alfabetização, se não vivem a experiência da creche, têm muito mais dificuldades no momento posterior”.

Sexta-feira, 11 de março de 2016 às 15:27

‘É absurdo o País assistir calmamente a esse ato de injustiça’, diz Dilma sobre pedido de prisão de Lula

Durante entrevista, a presidenta chama os brasileiros ao diálogo e à pacificação: “Nós todos devemos isso ao País”.Roberto Stuckert Filho/PR

Durante entrevista, a presidenta chamou os brasileiros ao diálogo e à pacificação: “Nós todos devemos isso ao País”.Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (11), durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, que o governo “repudia em gênero, número e grau” o pedido de prisão do ex-presidente Lula feito pelo Ministério Público de São Paulo.

“Eu acredito que o pedido de prisão do presidente Lula passou de todos os limites. Não existe, e acho que isso é quase consenso entre os juristas, base nenhuma para esse pedido. É um ato que ultrapassa ao bom senso, é um ato de injustiça e é um absurdo que um País como o nosso assista calmamente um ato desse contra uma liderança política responsável por grandes transformações no país e respeitado internacionalmente.”

A presidenta também disse que, nesse momento, o governo chama os brasileiros ao diálogo e à pacificação. “Nós todos devemos isso ao País”, ressaltou.

Vazamento seletivo
Durante a entrevista, a presidenta Dilma reiterou sua posição contrária ao vazamento, que classificou como absolutamente “seletivo”, da suposta delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), divulgada em 3 de março pela revista IstoÉ.

“Por que é que de 400 páginas, conforme a revista diz, vazaram só páginas que diziam respeito a mim? E que, ao que parece pelo assunto vazado, não devem ser muitas. Por que nenhum jornal ou nenhuma televisão que anunciou que a questão de Passadena tenha sido arquivada pelo procurador da Justiça não lembrou disso nas suas matérias?”, questionou.

Quarta-feira, 30 de março de 2011 às 21:29

Dilma Rousseff e Lula participam de homenagem a José Alencar

Presidenta Dilma Rousseff, ex-presidente Lula, dona Mariza Gomes da Silva (viúva) e Josué (filho), assistem à cerimônia de encomenda do corpo de José Alencar por dom Dimas Lara Barbosa. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Selo da série especial José Alencar
A presidenta Dilma Rouseff e o ex-presidente Lula desembarcaram no início da noite desta quarta-feira (30/3) e seguiram para o Palácio do Planalto. Dilma e Lula se encontram no Salão Nobre para a cerimônia em homenagem ao ex-vice-presidente da República, José Alencar, morto ontem em São Paulo. Presidenta Dilma confirmou, na noite desta quinta-feira (31/3), viagem a Belo Horizonte para cerimônia que ocorrerá no Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas Gerais. O Blog do Planalto acompanhou as atividades que marcaram o velório de Alencar.

O caixão com o corpo do ex-vice-presidente foi transportado da Base Aérea de Congonhas, em São Paulo, num avião Casa da FAB. O féretro foi desembarcado por volta das 10h na Base Aérea de Brasília. De lá, o cortejo seguiu num carro do Corpo de Bombeiros até a rampa do Palácio do Planalto. O caixão subiu a rampa sob os ombros de seis cadetes das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

Em seguida aconteceu a celebração da missa de corpo presente pelo núncio Apostólico dom Lorenzo Baldisseri, o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, e o bispo da arquidiocese de Brasília dom Waldemar Dalbelo. Após a missa, ministros, políticos e empresários apresentaram as condolências aos famíliares do ex-vice-presidente. Ato contínuo, o local foi aberto à vistação pública.

Agora à noite será celebrada outra missa [de encomendação do corpo] pelo secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa. O velório termina às 23h30. O corpo de José Alencar será traslado amanhã (31/3), por volta de 6h30, para Belo Horizonte (MG). Na capital mineiro, o velório acontecerá no Palácio da Liberdade, sede do governo estadual. Numa cerimônia com a participação apenas da família, o corpo será cremado na cidade de Contagem.

Quarta-feira, 30 de março de 2011 às 10:08

Homenagens ao ex-vice-presidente da República José Alencar em Brasília

Selo da série especial José Alencar
O caixão com o corpo do ex-vice-presidente da República José Alencar chegou na Base Aérea de Brasília. Lá, os restos mortais foram recebidos pelo presidente da República, em exercício, Michel Temer, e recebeu honras militares. O Blog do Planalto transmiteu AO VIVO a programa da NBR que traz para os internautas edição das cerimônias em homenagem ao ex-vice José Alencar.

O corpo de José Alencar segue em carro aberto do Corpo de Bombeiros em direção ao Palácio do Planalto, local do velório. A expectativa é que a partir de 10h30 o Salão Nobre seja aberto para visitação de autoridades. Mais tarde, o público pode ter acesso ao local do velório.

A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula chegam no fim da tarde a Brasília e seguem para o local do velório. O corpo do ex-vice-presidente segue nesta quinta-feira (31/3) para sepultamento em Minas Gerais.

Terça-feira, 29 de março de 2011 às 18:24

Foi uma grande honra ter convivido com Zé Alencar, diz presidenta Dilma Rousseff

Em Coimbra, Portugal, presidenta Dilma Roussefff e ex-presidente Lula concedem entrevista em que se manifestam sobre morte de José Alencar, observados por Marisa Letícia. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Selo da série especial José Alencar

Viagens internacionais

Em Coimbra, Portugal, a presidenta Dilma Rousseff lamentou a morte do ex-vice-presidente da República José Alencar. Ao lado do ex-presidente Lula, Dilma Rousseff disse que “foi uma grande honra ter convivido com ele”. José Alencar “é daquela pessoa que vai deixar indelével uma marca na vida de cada um de nós”.

“E, além disso, foi presidente da República, junto com o presidente Lula, por mais de oito meses. Por isso nós oferecemos à família o Palácio do Planalto para ele ser velado, na condição de Chefe de Estado, que ele também foi, de Presidente inesquecível do nosso país. A gente, todos nós, estamos muito emocionados, e era isso que eu queria dizer para vocês.”

Ouça abaixo a íntegra da entrevista ou leia aqui a transcrição da declaração da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, em Coimbra, Portugal.
 

A presidenta Dilma e o ex-presidente Lula concederam uma entrevista coletiva no hotel onde estão hospedados naquela cidade portuguesa. A presidenta informou que retorna na manhã desta quarta-feira (30/3) para Brasília, desembarcando no início da noite na capital federal.

Na entrevista, o ex-presidente Lula, transtornado com a morte do amigo e parceiro nos dois mandatos, contou um pouco sobre José Alencar: “Olhe, eu penso que nós não temos muito o que falar, porque o momento é de muita dor e muito sofrimento. Ou seja, vocês que acompanharam o mandato nosso, da Dilma como ministra, do Zé Alencar como vice, vocês sabem que a relação nossa era mais do que uma relação de um vice e um presidente, era uma relação de irmãos e companheiros.”

“Eu tenho falado com ele praticamente toda semana, tenho visitado ele, e o otimismo dele era uma coisa que causava na gente até uma inveja de ver a força que ele tinha. Eu, antes de vir para cá, liguei para ele do carro, eu e Marisa, e falei com ele; ele disse que estava bem, que estava em casa e que ele sabia que, do ponto de vista clínico, ele não tinha mais muita expectativa, mas como era um homem de fé, ele tinha esperança que a fé em Deus iria ajudá-lo”, disse Lula.

Bandeira de Portugal Clique na bandeira para ver todos os posts da viagem a Portugal.

Terça-feira, 25 de janeiro de 2011 às 14:08

“Uma pessoa que o nosso povo aprendeu a respeitar, admirar e amar sem limites”

Presidenta Dilma Rousseff ergue o braço de José Alencar sob aplausos do ex-presidente Lula e do vice-presidente da República, Michel Temer, durante homenagem em São Paulo. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

No dia que São Paulo completa 457 anos de fundação, a homenagem da cidade foi para o ex-vice-presidente da República José Alencar. Ele recebeu a Medalha 25 de Janeiro entregue pela presidenta Dilma Rousseff que, no discurso, destacou que participava da cerimônia como Presidenta da República, mas sobretudo como cidadã brasileira “para homenagear uma pessoa de tão profunda dimensão humana que todo o nosso povo aprendeu a respeitar, admirar e amar sem limites”.

“Eu tenho certeza de que cada brasileira e brasileiro deste imenso país gostaria de estar agora em São Paulo – esta cidade-síntese do espírito empreendedor do país que completa hoje 457 anos de existência – para entregar junto conosco a Medalha 25 de Janeiro ao nosso eterno vice-presidente da República, José Alencar.”

Ouça abaixo a íntegra do discurso da presidenta Dilma Rousseff.
 

Leia aqui a íntegra do discurso da presidente.
Leia o artigo completo »

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-