Portal do Governo Brasileiro

Tamanho da fonte:


Terça-feira, 5 de julho de 2011 às 10:33

Rondônia é uma fronteira agrícola com maior potencial de desenvolvimento do Brasil

O governo federal manterá um pacote de obras para o estado de Rondônia. A afirmação foi feita pela presidenta Dilma Rousseff, nesta terça-feira (5/7), em entrevista para as emissoras de rádio Caiari AM e Parecis FM, na Base Aérea de Porto Velho (RO). Tratou-se da primeira entrevista coletiva para emissoras de rádio. Na entrevista, a presidenta Dilma destacou a importância de Rondônia como sendo “uma fronteira agrícola com maior potencial de desenvolvimento do Brasil”. Na conversa com os apresentadores das duas emissoras, ela destacou os investimentos de R$ 554 milhões para obras de saneamento e tratamento de água e esgotos na capital rondoniense.

A presidenta explicou que do montante a ser investido, R$ 415 milhões são recursos a fundo perdido. Deste modo, o custo das obras não trarão problemas para os cofres do governo estadual. No entanto, explicou que é preciso modificar o modelo, ou seja, transformá-lo em projeto executivo de modo a permitir a continuidade das obras. Dilma Rousseff frisou que o assunto vem sendo tratado com o governo estadual.

“Para mim é uma questão de honra que tome todas as medidas para que as obras saiam.”

A presidenta iniciou a entrevista destacando a importância da visita ao estado. Ela começou a conversa explicando sobre a cerimônia de assinatura do decreto que regulamenta a transferência de servidores do estado de Rondônia para a União. Segundo disse, a partir do decreto os integrantes da comissão com a participação de técnicos dos governos federal e estadual irão definir o universo de servidores públicos a ser beneficiado. É que, com a transformação de Rondônia de território em estado, criou-se uma lacuna no funcionalismo, que será ajustada com a medida.

Ouça abaixo a íntegra da entrevista da presidenta Dilma Roussef.

 

“Na verdade vamos ter de cumprir à risca as determinação da Advocacia-Geral da União (AGU). Todos os funcionários civis e militares que participaram deste processo de construção do estado de Rondônia serão incorporados à União.”

Dilma Rousseff informou que somente a partir da conclusão dos levantamentos será possível conhecer a dimensão desta transferência. Um exemplo, segundo ela, é a quantidade de servidores beneficiados. Fala-se entre 10 mil e 20 mil servidores. “Ninguém sabe quem são as pessoas. Na verdade vamos ter que fazer o levantamento”, contou.

Na entrevista, a presidenta anunciou também a construção de ramais ferroviários entre Uruaçu, Lucas do Rio Verde e Vilhena. Segundo a presidenta, os trechos vão ser ligados à ferrovia Norte-Sul que, por sua vez, ajudará no escoamento da produção de grãos até o Porto de Santos, no estado de São Paulo. Para Dilma Rousseff, as obras da malha ferroviária são importantes para permitir a expansão econômica e o desenvolvimento de Rondônia.

No entanto, a presidenta Dilma explicou que, por questões de suprimento de gás e até mesmo de demanda, o governo ainda não pensa nas obras do gasoduto ligando Coari (AM) a Porto Velho (RO). Além disso, não estão nos planos uma usina hidrelétrica na fronteira com a Bolívia. Até o momento, Rondônia terá as hidrelétricas Jirau e Santo Antonio.

Mas a presidenta fez questão de assegurar que o governo trabalha para atendimento as populações carentes por meio do plano Brasil sem Miséria. Segundo ela, a maioria dos cidadãos está concentrada entre os estados das regiões Norte e Nordeste do país e, por este motivo, merecerá atenção especial do governo brasileiro.

Da Base Aérea de Porto Velho (RO) a presidenta Dilma seguiu para o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antonio.


Posts Relacionados

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-