Portal do Governo Brasileiro

Quinta-feira, 2 de setembro de 2010 às 19:49

A tradição secular dos Dragões da Independência e da Guarda Presidencial

O tenente Mangiavacchi comandará a apresentação da Guarda Presidencial no desfile de 7 de Setembro. Foto: Thiago Melo

Especial 7 de SetembroCentenas de curiosos param todos os dias diante dos palácios do governo para observar a guarda militar. O que muitos não sabem é que a guarda, sob responsabilidade dos Dragões da Independência e da Guarda Presidencial, representa tradições seculares, vindas da época da Família Real e do Brasil imperial.

Os trajes dos Dragões da Independência e da Guarda Presidencial foram desenhados por Jean-Baptiste Debret e D. Pedro I, respectivamente, e foram inspirados em uniformes de guardas de outros países como a França. Cabe às tropas, desde então, a guarda do presidente da República e o cerimonial militar.

Seja mantendo as tradições ou despertando curiosidade aos que desconhecem a história, a Guarda Presidencial e a os Dragões da Independência são pontos altos do desfile cívico de 7 de setembro. Na ocasião, a Guarda Presidencial é responsável pela escolta do presidente, guarda dos palácios Itamaraty, do Planalto, Alvorada e Buriti, além da apresentação ao público. Já os Dragões da Independência participam da cerimônia com sua cavalaria e encerram o desfile.

O compromisso com a nação e com a tradição é levado a sério. Para se apresentarem no desfile da Independência, o treinamento leva meses e é intensificado próximo à data, como explica o tenente Mangiavacchi. “O expediente do soldado do cerimonial é basicamente treinamento físico de manhã e, à tarde, a ordem unida, ou seja, treinamento dos movimentos. Treinamos diariamente desde o início do ano até o desfile”.

O comandante da Guarda Presidencial, coronel Elias Rodrigues Martins Filho, acredita contribuir para o resgate de valores cívicos e para o fortalecimento do nacionalismo. “Os países mais desenvolvidos têm um sentimento muito forte de nação, o que contribui para o crescimento e fortalecimento desses países. O desfile de 7 de setembro é uma oportunidade importante para despertar nos brasileiros esse sentimento”, afirmou.

Blogue sobre isso

Achou este artigo interessante?

1) Acesse o seu blog e crie num novo post:

(se você não tem um blog, pode criar o seu, utilizando um destes serviços)

2) Use a URL abaixo para pingback/trackback:

3) Rascunhe aqui seu post.

(depois basta copiar e colar no seu blog)

Respostas em blog

Não existem respostas em blog deste artigo. Quer ser o primeiro a blogar este artigo?

Tweets

Portal da Copa

Portal da Copa

Instagram

Por e-mail

Receba os artigos do Blog do Planalto diariamente por e-mail preenchendo os campos abaixo:

Digite o seu e-mail:


Um e-mail de confirmação do FeedBurner&trade será enviado para você! Confirme no link que será enviado para o seu e-mail para receber os últimos artigos do Blog do Planalto.

-